Mais uma da série: Boiadeiro caprichoso! fotos

PARTILHAR
curral-completo-em-madeira

O curral é peça importante da pecuária brasileira, onde a maioria dos manejos acontecem; conheça um curral recém-construído e veja o capricho

Direto do campo – Ter boas ferramentas de trabalho é essencial para que o dia-a-dia torne-se ainda mais produtivo, no campo não é diferente, o curral ou mangueiro é peça fundamental da engrenagem chamada Pecuária, que apesar de ser uma ferramenta muito importante, às vezes recebe pouca atenção. Recentemente circularam fotos nas redes sociais de um curral muito caprichado e nós encontramos o artista. O curral em questão é da Fazenda Vista Alegre em Sena Madureira (AC) e foi construído pelo empreiteiro Célio Leal da Shalon Construções.

Na hora de construir uma estrutura como essa, um detalhe importante é o custo para se ter um curral de qualidade, há várias opções no mercado, os materiais usados normalmente são madeira, cordoalhas e concreto, gerando alto custo ao produtor que dependendo do tamanho pode chegar até R$ 120 mil reais a construção de um curral. Entretanto já vimos aqui mesmo, no Compre Rural, o uso de pneus e borrachão como solução barata, incluindo um pecuarista goiano que teve a idéia de usar pneus para fazer o calçamento e “tábuas” do curral.

O curral é essencial para facilitar e agilizar o trabalho dos funcionários da fazenda, principalmente para evitar acidentes de manejo. Sabemos que um curral em péssimo estado de conservação pode causar sérios problemas aos colaboradores e aos animais envolvidos durante o manejo.

Muito cuidado na hora da escolha, esse tipo de construção pode esconder verdadeiras armadilhas que podem causar grandes prejuízos ao pecuarista, uma vez que o alto índice de lesões em currais compromete muito o desempenho produtivo do animal e qualidade da carne no frigorífico, gerando, consequentemente perdas econômicas. Isso acontecia e acontece, porque os procedimentos de bem-estar animal e humano não era uma prática popularmente conhecida pelos produtores. Quanto aos currais, em sua grande maioria eram construções feitas sem nenhum planejamento de local, posicionamento, dimensionamento e funcionalidade.

Focado no bem-estar animal o curral é uma ferramenta imprescindível no manejo. Cuidados simples com a manutenção, condição geral do curral são o primeiro passo para se ter uma boa estrutura. Devemos ter um cuidado especial com parafusos e pontas, ou algo que possa cortar ou furar animais durante o trajeto. Com isso, o que deveria oferecer conforto e comodidade, acaba se tornando uma verdadeira armadilha, gerando estresses, lesões e principalmente, grande prejuízo econômico.

Outro ponto importante é o acúmulo de barro que dificulta a movimentação dos animais, promove agitação pelo desconforto e principalmente deixa o ambiente perigoso para se trabalhar. As porteiras também merecem a devida atenção, seja na instalação, procurando fazer com que abram e fechem facilmente, buscar abertura que favoreça o fluxo de animais e que não promova risco aos funcionários.

Especialistas e acadêmicos do setor entendem que uma boa estrutura de manejo deve atender às necessidades do pecuarista no que diz respeito à funcionalidade, economicidade, durabilidade e sustentabilidade; tudo dentro de um planejamento pré-estabelecido com cronogramas de médio e longo prazos. Em outras palavras, um bom projeto deve caber no seu bolso e proporcionar boas condições de trabalho para os vaqueiros, com redução de riscos de acidente para eles e também para os animais.

curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal

Alguns detalhes do curral de manejo

Na entrevista, o Célio nos deu alguns detalhes técnicos desse curral em específico, mas que também pode ser aplicado em outras construções dentro da propriedade rural. Perguntado sobre quanto tempo leva para construir um curral em questão ele nos disse que depende muito do clima, as chuvas atrapalham um pouco o desenvolvimento da obra, mas em média leva-se entre 4 a 5 meses.

Madeira Cumaru serrada

Quais espécies de madeiras são usadas para a construção do curral?

A qualidade da madeira é importantíssima nesse tipo de projeto, pois a força e peso de um bovino colocará o curral em provas de fogo quase diariamente, ainda mais de for um gado mais reativo. Célio nos disse que várias espécies de madeira são utilizadas, normalmente nos palanques são: Itaúba, Canelão, Pequi, Bálsamo, Ipê Roxo e Aroeira. Na parte da cobertura e réguas de madeira, usadas com tábuas, são utilizadas o cumaru-cetim e cumaru-ferro.

Vantagens da Madeira Cumaru – Por ser nativa do Brasil, Colômbia, Ilhas Seychelles, Guiana Francesa, Guiana, Peru, e Suriname, a madeira extraída da árvore Cumaru tem um preço mais baixo em relação ao de outras madeiras consideradas nobres como o Mogno por exemplo. A maior vantagem em utilizar essa madeira, com certeza, é sua alta durabilidade e resistência contra pragas que podem deteriorá-la. Por ser uma madeira bem dura e densa ela é naturalmente resistente à ataques de cupins e fungos.

Importante ressaltar que a madeira utilizada na construção é de origem legal. Madeiras nativas de origem legal são madeiras de espécies nativas que provêm do corte autorizado pelo órgão ambiental competente e que possuam o documento de licença de transporte e armazenamento, acompanhada da Nota Fiscal correspondente.

Qual a durabilidade e capacidade de um curral?

Outro detalhe importante é a durabilidade desse tipo de estrutura na fazenda. De investimento alto, a qualidade da madeira é fator decisivo para a resistência. Em média um curral desses dura em torno de 20 a 25 anos, dependendo da manutenção do proprietário.

Perguntado também sobre a quantidade de animais que podem ser manejados ao mesmo tempo, Célio nos disse que pode-se trabalhar entre 400 a 450 animais sem aperto, e que as mangas (piquetes anexos ao curral) são importantes para dividir os animais que serão manejados e os que ficarão em espera.

Confira uma série de fotos do curral em questão:

curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal
curral-completo-em-madeira
Foto: Célio Leal

O contato para cotação e valores segue: (68) 99221-8994.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.