Manejo nutricional é fundamental para ter sucesso na pecuária?

Manejo nutricional é fundamental para ter sucesso na pecuária?

PARTILHAR
boi cocho embrapa
Foto: Embrapa

Para obter maior eficiência produtiva é necessário que o manejo nutricional do rebanho bovino seja embasado em conhecimentos técnicos.

Dentre os pilares do sucesso da pecuária de corte, o manejo nutricional do rebanho se faz um dos principais, e também bastante desafiador para alguns pecuaristas, isso porque ele irá afetar diretamente na reprodução e lucratividade do negócio. Ao passo que também corresponde a um percentual significativo dos custos envolvidos na produção e, ao mesmo tempo, sofre a interferência de outros fatores.  

Assim, para obter maior eficiência produtiva é necessário que o manejo nutricional do rebanho bovino seja embasado em conhecimentos técnicos e aprofundados sobre o assunto. 

Dessa forma, torna-se imprescindível que o pecuarista tenha ciência sobre a nutrição animal e as características dos alimentos utilizados. Assim, neste artigo vamos falar sobre o tema a fim de explicar porque a prática é essencial para o sucesso da produção. Continue a leitura e confira!  

O manejo nutricional 

 Ao serem alimentados apenas com forragem, os animais podem não absorver quantidades suficientes de energia, proteínas e minerais para suprir a demanda nutricional tanto para a produção de leite quanto para ganho de peso. 

Assim, o manejo nutricional adequado do rebanho proporciona muitos ganhos ao produtor, já que além do ganho de peso do animal, ocorrem também melhorias nas taxas reprodutivas.  

No entanto, diferentes variáveis podem interferir no sucesso do manejo nutricional. No contexto da pecuária de corte brasileira, por exemplo, a variação de fatores passa a ser ainda maior devido à ampla variedade de raças criadas, condições climáticas e ambientais que mudam de região para região.  

Além de outras variações observadas entre os sistemas e que podem impactar sobre o resultado obtido com o manejo nutricional adotado. Assim, é importante que todos eles sejam levados em consideração para que seja possível realizar um manejo nutricional eficiente para o rebanho.  

Como fazer o planejamento do manejo nutricional do seu rebanho de corte? 

Para executar um manejo nutricional eficiente é indicado que haja um planejamento prévio, em que se deve considerar os seguintes quesitos:  

  • Disponibilidade de recursos na fazenda;  
  • Desempenho esperado do rebanho; 
  • Cenário mercadológico atual;  
  • Custos alimentares; 
  • Necessidade nutricional de cada animal; 
  • Velocidade de ganho de peso determinado; 
  • Disponibilidade de alimento para os animais; 
  • Combinações de fatores que favorecem resultados positivos. 

Diante da compreensão e análise desses fatores, é possível traçar estratégias para que o rebanho ganhe mais peso e apresente todo o seu potencial genético. 

Necessidades nutricionais nas fases de criação  

Existem diferentes recomendações nutricionais para cada uma das três fases da criação, conforme descrito abaixo:  

Cria 

Nesse momento o leite é alimento básico. No entanto, para acelerar o período de desmame algumas formas de suplementação de vitaminas e sais minerais, são indicadas.  

Ao iniciar a transição do leite para alimentação sólida, agregue compostos ricos em nutrientes para que o animal mantenha um bom desenvolvimento.  

Recria 

 Introduza aos poucos os alimentos para que o animal se adapte a nova alimentação. O principal alimento nesse momento é a pastagem, além de mineral e água. Aqui, a suplementação deve ser usada como uma opção para complementar do manejo nutricional nos períodos de baixa qualidade do pasto. 

Engorda 

Nessa fase é possível aproveitar a pastagem ao máximo durante o período das águas e suplementar durante a seca. Outra opção é confinar os bovinos durante a seca para que recebam uma dieta balanceada diretamente no cocho. 

Por fim é importante ressaltar que a dieta do rebanho deve ser feita por um profissional preparado e com ampla experiência prática. Afinal, esses detalhes farão toda a diferença para alcançar a melhora do desempenho da produção. 

Fonte: Coimma

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com