Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Mapa e Embrapa Florestas discutem meta do Plano Nacional de Desenvolvimento das Florestas Plantadas

O Plano Nacional de Desenvolvimento das Florestas Plantadas tem como grande meta nacional ampliar a área plantada em 2 milhões de hectares até 2030.

No último dia 14 de setembro, o Superintendente Federal de Agricultura do Estado do Paraná do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/PR- Mapa), Cleverson Freitas, e a Diretora de Desenvolvimento Florestal, do Serviço Florestal Brasileiro do Mapa, Lizane Ferreira, estiveram na Embrapa Florestas (Colombo/PR), para uma reunião com o chefe-geral da Unidade, Erich Schaitza.

A reunião teve como objetivo discutir sobre  as estratégias setoriais do Plano Nacional de Desenvolvimento das Florestas Plantadas, que tem como grande meta nacional ampliar a área de florestas plantadas em 2 milhões de hectares até 2030. Neste primeiro encontro,  foram tratados os detalhes do Termo de Execução Descentralizada (TED) de cooperação entre as instituições, com  quatro metas: dimensionar a demanda por produtos florestais oriundos de florestas plantadas; identificar potencial de mercado para os principais produtos florestais oriundos de florestas plantadas; disponibilizar e disseminar tecnologias e práticas para plantio de florestas e beneficiamento de produtos para instituições, empresas e sociedade, incluindo a produção de material técnico na forma de educação à distância (EAD)  direcionado ao produtor rural e definir estratégias para alcance dos Objetivos Nacionais Florestais.

O Chefe-Geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, ressaltou: “A ideia é analisar as perspectivas de área florestal e traçar caminhos para o futuro. Vamos analisar e discutir  o Plano Nacional de Florestas Plantadas, de forma a permitir um posicionamento assertivo da Embrapa, do MAPA e do SFB”.

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de novos projetos e parcerias entre as instituições. O Superintendente Federal  de  Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Paraná  (SFA/PR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cleverson Freitas, considerou a visita à Embrapa Florestas uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas pela Unidade, e também para estreitar as relações entre a Embrapa e a Superintendência  do Mapa aqui no estado do Paraná, visando futuras parcerias e novos projetos. ” Um dos projetos discutidos foi a utilização de iscas com feromônios no Aeroporto Internacional Afonso Pena, para monitorar a possível entrada de pragas que possam ser prejudiciais à agropecuária e às florestas brasileiras”, destacou Cleverson.

Participaram da reunião pela Embrapa Erich Schaitza, Marcilio Thomazini, Edina Moresco, Paulo Roberto Pereira, José Mauro Moreira, Rita Milagres Vieira, pesquisadora da Embrapa Sede, de forma virtual, Anna Thaís Dias e Ives Goulart. Pelo SFB participaram Lizane Ferreira, Diretora de Desenvolvimento Florestal, e Fernando Castanheira Neto, Coordenador Geral de Fomento e Inclusão Florestal. Pela SFA/PR – Mapa, Cleverson Freitas e Cezar Augusto Pian, Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária.

Fonte: Gov.br
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM