Massa de ar avança e geada forte gera expectativa para o fim de semana

No sábado, as condições de geada mais forte estão previstas para o centro do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e áreas isoladas do Paraná

A Região Sul do Brasil foi marcada por instabilidades nos últimos dias. O Paraná e Santa Catarina tiveram dias de chuva intensa, baixas temperaturas e algumas áreas ficaram em alerta para temporais. A massa de ar polar ganha força nesta sexta feira, mas apesar disso o tempo volta a ficar firme, com chuvas rápidas entre o Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina a expectativa é de que as temperaturas mínimas sejam registradas no fim do dia.

Uma nova frente fria avança sobre a Argentina e chega ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, associada a uma forte onda de frio. Nuvens carregadas crescem sobre a maioria das áreas da Região Norte do Brasil, no leste e no norte do Nordeste.

Os estados do Paraná e de Santa Catarina voltam a ter bastante nebulosidade ao longo desta quinta-feira, além de pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora.  Há risco de chuva forte em vários locais dos dois estados.  Já no Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia.  Pode chuviscar à noite no centro sul do estado. Há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer do Rio Grande do Sul.

 Áreas de instabilidade estão ativas sobre o estado de São Paulo e também no centro-sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Nestas áreas ocorrem pancadas de chuva no decorrer desta quinta-feira e o céu fica sempre com bastante nebulosidade. A temperatura fica amena o dia todo.  Nas demais áreas da Região Sudeste do Brasil, o sol aparece com força,  junto de alguma nebulosidade, mas que não provoca chuva.

Na Região Centro-Oeste do país, esta quinta-feira é bastante instável sobre o Mato Grosso do Sul, na maioria das áreas de Mato Grosso e também no sul de Goiás.  Algumas pancadas de chuva podem ser fortes,  com raios e rajadas de vento.

No estado do Tocantins, no sudeste do Pará, no sul do Maranhão,  no centro-sul do Piauí, na região de Petrolina,  no oeste de Pernambuco,  e quase toda Bahia  passa nesta quinta-feira com bastante sol,  calor muito seco.  Todas as outras áreas do norte do nordeste do Brasil continuam tendo pancadas de chuva,  com risco de Raios em muitos locais.  Ainda há risco de chuva forte nas capitais do leste do Nordeste.

Alertas meteorológicos

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís,  Boa Vista, Manaus, Macapá, Belém, Rio Branco e Porto Velho

Alerta para temporais centro, oeste e noroeste do Paraná, no oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, no extremo norte do Amazonas, no centro-sul e sudoeste de Roraima, no litoral do Amapá, em Rondônia (exceto no norte do estado), no litoral do Maranhão, litoral de Pernambuco e da Paraíba

Atenção para chuva moderada a forte no litoral de Sergipe

Atenção para chuva moderada forte com raios e vento por vezes fortes no centro-oeste e norte de de Santa Catarina, no sul e centro-leste do Paraná, no estado de São Paulo, exceto no oeste e no norte do estado, Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, em Alagoas (exceto no sertão), no agreste de Pernambuco e da Paraíba, no Rio Grande do Norte (exceto no sul/sudoeste do estado), norte do Ceará e do Piauí, norte e oeste do Maranhão, no centro-oeste do Pará, no interior do Amapá, no norte e leste de Roraima, no Amazonas (exceto no noroeste do estado), no Acre e no norte de Rondônia

Alerta para ar muito, seco com níveis de umidade entre 12 e 20% no sul do Tocantins, no oeste/sudoeste da Bahia, no norte e nordeste de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais

Expectativa para geada

Entre o sábado (11) e segunda-feira (13), grande parte dos estados do PR, SC e RS devem registrar geada, sendo que os dias mais frios devem ser exatamente no fim de semana.

No sábado, as condições de geada mais forte estão previstas para o centro do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e áreas isoladas do Paraná. Nas demais regiões, a expectativa é de geada fraca.

Já no domingo (12), a previsão de geada mais forte é principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro de Santa Catarina. As demais regiões, incluindo o Paraná, apresentam condições para geada fraca.

Na segunda-feira (13), as condições de geada forte diminuem e ficam concentradas entre algumas áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e áreas centrais de Santa Catarina, mas ainda há possibilidade de geada fraca em grande parte da Região Sul do Brasil.

Fonte: Clima Tempo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM