Matriz da raça Simbrasil dá à luz trigêmeos em Goiás

Matriz da raça Simbrasil dá à luz trigêmeos em Goiás

PARTILHAR

Os três machos nasceram na Fazenda Barroquinha, no município de Formosa, situado a 282 km de Goiânia; Conheça mais sobre a raça!

A Fazenda Barroquinha, propriedade do criador Aramis Sergio Beltrami e localizada no município de Formosa, no interior de Goiás, registrou em 3 de setembro o raro nascimento de trigêmeos univitelinos da raça Simbrasil.

“A matriz Servia da Arece, de 6 anos de idade, pariu os bezerros sozinha e está bem. Eles nasceram com 22 kg, em média. Estamos felizes e tratando com muito cuidado a mãe e seus filhos, esperando que eles se criem”, informa o selecionador.

De acordo com o pecuarista, os três machos são produtos de inseminação artificial e filhos do touro da safra 2011 Netuno da Noara – consagrado em 2013 como reservado grande campeão da raça durante a 19ª Feicorte (São Paulo, SP).

Acumulando 25 anos de seleção e melhoramento genético, o atual plantel goiano de Aramis Beltrami conta com 200 matrizes e comercializa, em média, 50 reprodutores por ano da raça que possui 5/8 de sangue Simental e 3/8 de sangue zebu.

A raça Simbrasil

É uma raça sintetizada utilizando o cruzamento alternado, a partir dos genótipos Simental Zebuíno. Os bons resultados destes cruzamentos estimularam a experiência com outros zebus, incluindo inicialmente as raças Indubrasil, Gir, Tabapuã e Nelore, esta última mais intensivamente utilizada nas últimas décadas.

Caracteriza-se, por apresentar aptidões produtivas e reprodutivas resultantes de ambos troncos étnicos dos quais se origina. Ainda, os atributos zootécnicos originais, pertinentes às raças paternas, complementam-se, dando características de boa produção de leite, e carcaças de boa classificação. Apresentam bom índice de crescimento, facilidade no manejo e docilidade dos animais, estes com pelagem curta, adaptando-se às regiões tropicais.

Características:

  • A raça Sintética com sangue europeu mais adaptada no Brasil;
  • Rusticidade e precocidade provada nos trópicos;
  • Touros que cobrem a campo nas mesmas condições enfrentadas pelos zebuínos;
  •  Heterose no cruzamento industrial, desmamando bezerros precoces e mais pesados;
  • Matrizes com excepcional produção de leite e habilidade materna;
  • A vaca que carrega o “creep feeding” no úbere, desmamando bezerros com 250 a 270 quilos, em regime de campo.

No Brasil não está sendo diferente, pois a nossa pecuária precisa de touros férteis e superiores geneticamente, que se adaptem aos nossos pastos tropicais e subtropicais. Os touros Simbrasil selecionados são a melhor opção para o uso extensivo no cruzamento industrial e produção de novilho precoce.

Com uma base genética composta por milhares de animais cruzados entre o melhor do Simental e do Zebu brasileiro, o melhor do mundo, o Simbrasil caminha seguramente para conquistar os trópicos, acrescentando produtividade à pecuária extensiva. Já são mais de 35.186 animais Simbrasil registrados pela Associação Brasileira de Criadores da Raças Simental e Simbrasil.

A raça vem mostrando resultados altamente positivos em todos os estados brasileiros, principalmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde as condições climáticas são mais desfavoráveis aos bovinos europeus. A raça vem sendo utilizada para a produção de carne e leite em regime de pasto com rebanhos puros e de cruzamentos industriais.

Criada há mais de meio século nas condições tropicais do Brasil, a Raça Simbrasil reúne a precocidade e produtividade do Simental e a rusticidade do Zebu.

Compre Rural com informações do Simental Simbrasil

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com