Misturador de ração barato e eficiente, veja!

Misturador de ração barato e eficiente, veja!

PARTILHAR
Misturador de raçaõ feito de tambor plastico é eficiente e barato. Foto Divulgação.

A nutrição é uma excelente aliada do produtor que deseja obter bons resultados na pecuária. Veja como obter um misturador de ração barato!

A pecuária está em constante evolução, a implantação de tecnologia e a gestão devem estar sempre alinhadas. Esses fatores, trazem para o pecuarista a necessidade do planejamento dos seus custos e, com isso, a nutrição é o primeiro ponto de partida, já que esse é o que mais pesa dentro dos custos totais, seja na pecuária de corte ou de leite. Diante disso, a compra de insumos para poder fazer a própria ração é uma alternativa, mas como obter um misturador de ração barato?

Não é novidade que gado sem suplementação é prejuízo na certa, seja para o pequeno, médio ou grande produtor o fornecimento de ração, sal mineral ou proteinado é necessário. Diante disso, uma grande e econômica alternativa é fazer a mistura dos ingredientes na própria fazenda, reduzindo custos e aumentando a qualidade da dieta dos animais.

Vamos apresentar aqui, duas opções de misturadores para ração, que são muito utilizadas em pequenas e médias propriedades. São invenções baratas, que podem ser feitas de forma manual ou com utilização de motor de baixa rotação para poder realizar o trabalho. Confira!

Utilizando tambor plástico como misturador

O misturador com tambor plástico de 200 litros e base de metal, é muito recomendado para propriedades menores, principalmente as propriedades leiteiras, já que esse sistema é de baixo custo e permite uma mistura mais homogenia dos ingredientes.

São necessários um tambor de plástico de 200 litros, uma base de metal e um aparelho para realizar as soldas dos metais. Conforme apresentado na figura abaixo.

Esse é um modelo manual, ou seja, sem utilização ou necessidade de energia elétrica para poer realizar o trabalho. A utilização de “par” soldadas a barra de ferro interna, permitem a mistura dos ingredientes, como mostrado na figura acima. Esse modelo pode ser encontrado na internet com um valor médio de R$ 150,00.

Se você não quer ter o esforço de rodar essa manivela para que seja feita a mistura, apresentamos abaixo um modelo que utiliza um motor de 2 cavalos, ligado a uma roda, que permite uma mistura rápida em no máximo 15 minutos.

Vídeo mostra misturador com acoplamento de motor:

São duas opções para poder obter uma mistura homogenia dentro da propriedade, podendo ser formulada uma dieta de acordo com a realidade da propriedade. Além disso, oportunidades de compra de insumos mais barato, permitem que esse sistema cause impacto significativo na redução do custo com nutrição.

Utilizando a Betoneira como misturador

Em propriedades onde o consumo de suplementação é maior, seja por mineral, proteinado ou ração, podemos utilizar a Betoneira para fazer o trabalho manual de misturar os ingredientes da formulação. Parece uma besteira?

O produtor muitas das vezes se depara com o grande aumento das rações prontas, ou seja, aquelas comerciais prontas pra uso. Isso acaba interferindo na queda do lucro da atividade, já que essas flutuações do mercado são comuns. Por outro lado, ha sempre uma oportunidade de compra de milho, farelo de soja, sorgo e outros alimentos com preços mais baratos. O gargalo é sempre o mesmo, mão de obra para poder fazer a mistura dos ingredientes e ensacar esse alimento.

Diante disso, muitas propriedades de porte médio estão utilizando a betoneira, famosa já na construção civil, já que é responsável pela mistura do concreto, evitando o trabalho braçal na enxada para virar a massa. Assim como com o concreto, a betoneira pode ser uma grande aliada do produtor para auxiliar na mistura dos alimentos que vão compor a ração, proteinado ou sal mineral da fazenda.

Confira abaixo o vídeo da fazenda que começou a utilizar a técnica e, logo no primeiro mês, obteve uma economia de 30% nos custos com nutrição. Passaram a comprar os ingredientes e fazer a própria ração, evitando formulações comerciais.

Vídeo de como utilizar a betoneira para misturar ração:

As perdas de micronutrientes pelo pó, mostradas no vídeo, devem ser levadas em consideração, mas uma alternativa é a utilização de uma chapa de aço ou até mesmo uma lona para fechar a betoneira. Não foi mostrado no vídeo para que pudesse mostrar internamente a mistura da ração.

As dicas para um misturador de ração barato listadas acima, são importantes para aumentar a produtividade e reduzir os custos dentro da propriedade. Quer saber como fazer uma suplementação barata para o gado? Confira na matéria abaixo!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com