Morre Favacho Estanho, lenda do Mangalarga Marchador

Morre Favacho Estanho, lenda do Mangalarga Marchador

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Garanhão da raça Mangalarga Marchador já beirava seus 30 anos; era uma das grandes expressões da raça e deixa legado de centenas de filhos.

O ano começa com uma grande perda para a raça de cavalos Mangalarga Marchador. O garanhão Favacho Estanho morreu em Minas Gerais, de propriedade do Haras El Far sediada em Belo Horizonte, para muitos criadores era o maior marchador dos últimos tempos, um grande representante da raça. Animal era nascido em 1993, e já beirava seus 30 anos, não nos foi informado as causas da morte, com idade avançada, o tempo se mostrou implacável.

Favacho Estanho era filho de Favacho Quociente com a Favacho Sina, portanto neto por duas vezes da Favacho Fumaça. Sua mãe descende do primoroso trabalho desenvolvido na Fazenda Santa Helena (criatório Catuni), sendo filha do Catuni Japão com a Favacho Fumaça. A Fumaça foi trazida para o Norte de Minas para ser acasalada com o Japão com o intuito de resgatar o sangue do Favacho Pedra Estanho, que saiu da Fazenda Favacho ainda muito novo.

Estanho é pai do Agadez do Quociente, do Demolidor Tandy e da Sussu Elfar, todos Campeões dos Campeões Nacionais de Marcha.

Alguns números impressionantes:

  • Campeão em mais de 26 campeonatos;
  • Mais de 50 filhos que tornaram-se campeões também;
  • Seus netos também são campeões em mais de 400 competições.

Favacho faz parte de uma linha genética histórica dentro da raça Mangalarga Marchador, muito forte e atlético, além de sua marcha ser espetacular. Suas coberturas eram comercializadas acima de R$ 10 mil.

Foto: Divulgação

Abaixo, Favacho Estanho, há exatos 20 anos, em 1997, montado pelo meu estimado amigo Luiz Antonio do Nascimento Junior.

Fonte: Thulio Guimarães / Arquivo virtual do Mangalarga Marchador

Parabéns aos criadores da linha Favacho, contribuíram de forma decisiva para o sucesso da raça Mangalarga Marchador. Nós da Compre Rural, agradecemos à contribuição do Favacho Estanho para a raça Mangalarga Marchador.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.