Morre um dos grandes nomes da raça Nelore

Morre um dos grandes nomes da raça Nelore

PARTILHAR
Foto: Reprodução / Facebook

Carlos Seara Muradas se dedicou durante mais de 20 anos à seleção e ao melhoramento genético da raça Nelore; Considerado um dos maiores nomes da raça!

O empresário e pecuarista Carlos Seara Muradas faleceu nesta segunda-feira, 7 de dezembro, em Curitiba, PR, aos 89 anos. Nascido em Passos, Minas Gerais, em 8 de dezembro de 1930, Carlos se dedicou durante mais de 20 anos à seleção e ao melhoramento genético da raça Nelore, trabalho este que resultou na formação de um dos mais destacados plantéis do Brasil.

Ao lado de sua filha Bettina Muradas, o engenheiro civil Carlos Muradas fez história à frente da Jatobá Agropecuária (Itaquiraí, MS), que até hoje é o único criatório hexacampeão Melhor Criador do ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Outro feito que consagrou a seleção da fazenda sul-mato-grossense com a marca Mura foi produzir a fêmea Jolie FIV do Mura, pentacampeã Melhor Matriz do ranking da ACNB. Ela foi negociada durante leilão virtual de liquidação, promovido em maio de 2020 com as principais doadoras do plantel, por R$ 1,5 milhão; a oferta incluiu ainda a venda do seu clone, Jolie 1 TN do Mura.

“Conheci o Dr. Carlos por intermédio do Antônio José Junqueira Villela. Ele não era moço quando começou sua criação, mas com muita vontade e amor, alcançou seus objetivos e fez um dos melhores rebanhos do Brasil. Pra mim, esta iniciativa é um exemplo de competência e foco, não importando a idade. Além disso, era uma pessoa muito simpática e alegre, que gostava de conversar e tinha muitas histórias para contar. Foi um homem vencedor, que nos deixa ótimas lembranças”, afirmou Tonico Carvalho, titular da Fazenda Brumado.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamentou o falecimento e se solidarizou com os familiares e amigos de Carlos Seara Muradas, em nota publicada em seu site.

“O agronegócio brasileiro perde um de seus grandes entusiastas e apoiadores. Carlos Muradas se dedicou como poucos para o sucesso do nosso campo, deixando sua contribuição imensurável para o crescimento genético da raça Nelore. Nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho prestado. À família e aos amigos, nossos sentimentos de pesar pela perda grande”, disse Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ. Carlos Muradas recebeu em 2019 o Mérito ABCZ.

Em nota, a ACNB ressaltou sua vitoriosa história de décadas de investimentos na raça e na pecuária brasileira. “A diretoria, os funcionários e os criadores associados à ACNB lamentam muito essa dolorosa perda e se solidarizam com a família nesse momento difícil. Nossos mais sinceros sentimentos”, manifestou a entidade.

A prefeitura municipal de Itaquirai também se manifestou pelo falecimento de Carlos Muradas; o prefeito Ricardo Fávaro Neto decretou luto oficial por três dias. “O Dr. Carlos foi um dos maiores empresários de Itaquiraí, participando decisivamente no desenvolvimento do município, com investimentos na pecuária, agricultura e geração de centenas de empregos. Neste doloroso momento pelo qual passam a família, parentes, amigos e funcionários, o governo de Itaquiraí manifesta o mais profundo sentimento de pesar, desejando que Deus conforte o coração de todos os enlutados, por este difícil momento”.

Carlos deixa a esposa Ilze, os filhos Bettina, Daniella, Márcia e Guilherme e 10 netos. Os atos fúnebres foram reservados aos familiares. O corpo de Carlos Seara Muradas foi cremado na tarde de 7 de dezembro, em Curitiba.

Fonte: Portal DBO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com