Morre um dos maiores pecuaristas

Morre um dos maiores pecuaristas

PARTILHAR
Carlos Balbino Figueira. Foto: ABCZ

A pecuária se despede de Carlos Balbino Figueira, um os maiores pecuaristas do Brasil. Ele era dedicado a raça Brahman, através da UberBrahman. Veja!

Na manhã de ontem (16) a pecuária perdeu mais um grande incentivador, Carlos Balbino Figueira, faleceu no Rio de Janeiro (RJ).

Carlos começou a trabalhar com pecuária na década de 70, quando adquiriu a fazenda que batizou de Morro Alto II, em homenagem a fazenda Morro Alto do avô Juca Balbino, um dos desbravadores do estado do Mato Grosso.

Anos depois, em sociedade com o sobrinho, Aldo Silva Valente Júnior fundou o UberBrahman, grupo que tem como atividade principal a seleção e o aprimoramento de bovinos da raça Brahman.

Desde então o criatório não parou mais com sua importante contribuição para a pecuária brasileira, o grupo ocupa lugar de destaque internacional quando o assunto é melhoramento genético e realização de provas zootécnicas.

Outra paixão de Carlos era o direito, atividade em que também atuou. Polivalente, também desempenhou atividades no mercado financeiro e conduziu grandes empreendimentos inovadores no agronegócio.

Com destaque para a produção de frutas no Rio Grande do Norte e na região do Vale do São Francisco (PE), onde foi pioneiro na implantação de projetos de alta tecnologia.

Carlos deixou a esposa Maria Inês, filhas, genros e netos.

A ABCZ e Compre Rural, lamentam a perda e se solidariza com os familiares de Carlos Balbino Figueira.

UberBrahman

O UberBrahman é referência internacional em melhoramento genético da raça Brahman.

As primeiras provas de adaptabilidade do UberBrahman iniciaram há mais de 12 anos com o apoio da UFU, que hoje também avalia desempenho de animais Brahman para eficiência alimentar.

“As parcerias e cooperações técnicas com as universidades, tem permitido avanços consistentes a nossa seleção e a UFU sempre teve um papel importante em nosso trabalho”. Relatou Carlos Balbino, um dos titulares do UberBrahman, durante uma entrevista em 2018.

A Fazenda Morro Alto II, fica ao lado da Fazenda Capim Branco da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

O Brahman é o zebuíno mais difundido no mundo, presente em mais de 100 países. A raça foi desenvolvida nos EUA e está presente no Brasil a pouco mais de 20 anos.

O projeto UberBrahman foi implantado há 15 anos e a fazenda já é destaque internacional em melhoramento genético e na realização de provas zootécnicas.

Os produtos com a marca UBER se destacam nas características econômicas mais importantes do painel de avaliações como: facilidade de parto e vigor ao nascimento; ganho em peso e peso final; fertilidade; rendimento e acabamento de carcaça; temperamento; eficiência alimentar; adaptabilidade e conformação.

Veja o vídeo e conheça a UberBrahman:

As mensurações são ainda correlacionadas com Marcadores Moleculares. Apesar de participar de poucas exposições, a fazenda já fez também inúmeros campeões em pista.

Alguns touros e doadoras já se provaram positivamente em TODAS as características citadas acima e este seleto grupo recebeu o nome de Futurity, por antecipar atender demandas de uma nova pecuária sustentável, de alto rendimento e com custos reduzidos, na qual a genética é o insumo mais importante.

A empresa busca expansão através de alianças estratégicas, mantendo convênios com diversas universidades, as principais entidades associativas, como ABCZ e ACBB, parcerias de produção e também presta apoio a entidades beneficentes, que buscam através da genética melhorada fortalecer suas atividades.

Foto: UberBrahman

O UberBrahman é um condomínio rural, sediado em Uberlândia fundado pelos pecuaristas Aldo Silva Valente Junior e Carlos Balbino Figueira e tem como atividade principal a seleção e o aprimoramento de bovinos da raça Brahman.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com