Nova Hilux ganhará motor V6 3.3 diesel com 311 cavalos

PARTILHAR

O lançamento mais esperado, a Nova Toyota Hilux, ganhará motor V6 3.3 diesel com um motor de mais de 300 cavalos de potência, veja!

A Toyota Hilux deve finalmente ganhar sua versão radical para poder enfrentar a próxima geração da Amarok V6, assim como da Ranger Raptor. Mas, tudo isso começará por um produto clássico da marca japonesa, o Land Cruiser.

A Toyota Hilux mal foi renovada no Brasil e já aparecem cada vez mais rumores sobre a próxima geração da picape média, prevista para 2024. As últimas informações, reveladas pelo site australiano Motoring, adiantam que a fabricante irá criar uma versão esportiva GR que utilizará um novo motor V6 turbodiesel de aproximadamente 310 cv e 70 kgfm, o suficiente para que torne-se a mais potente da categoria.

De acordo com o Motoring, o plano da Toyota é aproveitar o novo 3.3 V6 turbodiesel que fará sua estreia em agosto na nova geração do utilitário LandCruiser 300. A próxima Toyota Hilux já estaria sendo planejada com este propulsor em mente, já que o modelo atual não é compatível com o V6. A ideia é criar a esperada GR Hilux, variante esportiva de verdade, com mais mudanças mecânicas, ao invés de contar somente com um visual diferente como é o caso da GR Sport.

Esse propulsor ainda não teve detalhes revelados, mas acredita-se que tenha 311 cavalos e 70,1 kgfm, o que deixaria para trás as duas picapes médias de VW e Ford, que compartilharão chassi e motorização na África do Sul.

Mesmo a malfadada Mercedes-Benz Classe X não chega perto dessa cavalaria proposta para a Hilux, que provavelmente é a mesma que será aplicada ao Land Cruiser 300 2022.

Com esse propulsor V6 3.3 diesel, a Hilux GR Sport ou equivalente poderia reinar no segmento de picapes médias fora dos EUA, já que a próxima Tacoma deve passar longe do óleo combustível e abraçar cada vez mais a hibridização.

São números bons o suficiente para ficar à frente da próxima Ford Ranger Raptor, que deve adotar o 3.0 V6 diesel de 250 cv e 61 kgfm da F-150 quando mudar de geração – ainda terá uma variante a gasolina com mais de 400 cv. Também irá superar a picape média mais potente do mercado, a Volkswagen Amarok V6 de 258 cv e 59,1 kgfm.

Atualmente a Hilux já mostra que saiu da zona de conforto ao modificar o 1GD 2.8 de 177 cavalos para nada menos que 204 cavalos e 50,9 kgfm, ficando à frente em potência entre as picapes médias diesel com quatro cilindros. No caso do torque, ele é quase igual ao da GM com a S10 diesel.

Motoring
Motoring
Toyota Hilux ganhará motor V6 3.3 diesel da Nova Land Cruiser
Toyota Hilux ganhará motor V6 3.3 diesel da Nova Land Cruiser

O Motoring ainda diz que existe a possibilidade de que o novo V6 seja oferecido em duas versões, com monoturbo e biturbo, permitindo que o V6 com apenas uma turbina seja usado na variante mais cara não-esportiva da nova Hilux. Obviamente, ainda contará com um propulsor turbodiesel de quatro cilindros para o restante da linha.

Para as rivais, pegar a Hilux GR será uma briga, uma vez que a VW não tem mais um 3.0 TDI com essa mesma cavalaria, sendo o mesmo para o V6 3.0 Power Stroke da Ford.

Nesse caso, a engenharia de uma das duas marcas deve entrar em ação para resolver a questão, igualando ou superando a marca. A Ford tem até motores grandes de sobra, mas eles são movidos por gasolina.

O EcoBlue 2.0 diesel alcança no máximo 238 cavalos e o Power Stroke V6 3.0 passa pouco mais de 250 cavalos.

Além de ganhar uma versão esportiva, a Toyota Hilux 2024 receberá uma versão híbrida. A fabricante já comentou diversas vezes que todos os seus veículos passarão a oferecer uma opção eletrificada a partir de 2025 e chegou-se até a falar sobre a produção da picape híbrida na Argentina. Porém, não espere de pé pela nova Hilux, pois a previsão de lançamento é somente para 2024 no mercado global.

Com informações da Motoring

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.