PARTILHAR

Vídeo publicado pelo governo faz um resumo da agropecuária brasileira; material elogia os pontos positivos do país em sua capacidade de alimentar o mundo

Na última semana tivemos uma grata constatação, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos devolveu o pódio de maior produtor de soja do mundo. As projeções americanas indicam que o Brasil se consolidará na posição também na próxima safra, o Brasil deverá colher um recorde de 247,4 milhões de toneladas de grãos na safra que se encerra neste ano, 2,5% acima de 2019. A produção de soja será a principal responsável pela supersafra deste ano. 

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cujas estimativas atualizadas, a produção total da safra 2019/2020 deverá atingir o recorde de 251,4 milhões de toneladas. É necessário alertar que tivemos falta de chuvas nos estados do Sul do país, diminuindo a produção de grãos, caso tivéssemos uma regularidade de chuva esses números poderiam ser ainda maiores.

O projeção da safra de milho também é positiva, o IBGE elevou sua projeção para a safra 2019/2020 em 0,8%, para 97,5 milhões de toneladas. A Conab já projeta recorde de produção também no milho, com 100,6 milhões de toneladas, aumento de 0,5% sobre a safra 2018/2019.

O IBGE espera as maiores safras da história também para o café e para o algodão. As exportações da carne brasileira também vem batendo recordes atrás de recordes. Este ano estamos batendo todos os recordes de navios saindo dos portos brasileiros, inclusive há imagens incríveis dos navios com destino à China.

Estes recordes só podem ser batidos porque nosso mercado consumidor, o mundo, acredita que o Brasil esteja produzindo com sustentabilidade e respeitando as leis ambientais. Para provar isso o governo brasileiro divulgou dois vídeos bem simples, em inglês (língua mais falada no mundo), para demonstrar isso – confesso, pra quem ama o agronegócio, é de arrepiar.

Essa positividade só é possível pois o homem do campo está concentrado em produzir, o que acontece da porteira pra dentro, sucesso ou fracasso, é o que determinará seu futuro na atividade, então não há espaço para amadorismo. Palavras como sustentabilidade, práticas de manejo, bem-estar animal são imprescindíveis e fazem parte do seu dia a dia.

O Brasil será o Celeiro do Mundo – E só terá mérito nisso preservando a natureza e respeitando os animais, oferencendo-lhes bem-estar. Os crimes ambientais que ocorrem no Bioma Amazônico devem ser reprimidos com força, isso não representa o agronegócio brasileiro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.