O empoderamento da mulher no agronegócio

O empoderamento da mulher no agronegócio

PARTILHAR
zootecnista
Tainá Marques de Morais, Zootecnista / Foto: Reprodução

Papel da mulher no Agronegócio tem crescido constantemente, mostrando a força que o sexto feminino tem no setor rural.

*Por Aretuza Negri

Não é novidade que as mulheres vêem ocupando posições transformadoras e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.

Questões domésticas deixaram de ser exclusivas e limitantes de potencial, o empedramento traz perspectivas mais positivas na inovação e gestão dos negócios.

Muito além da ruptura dos paradigmas em centros urbanos, as mulheres no campo têm se destacado por sua importância.

Leia também

Um estudo da FAO, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), mostra que de 100 agricultores no Brasil, 13 são mulheres. Este mesmo levantamento traz que o percentual de mulheres responsáveis por atividades agropecuárias na América Latina e Caribe tem crescido nos últimos anos, embora suas terras tendam a ser menores, de menor qualidade e de terem menor acesso ao crédito, à assistência técnica e à capacitação.

Na gestão das propriedades rurais, as mulheres ainda têm pouco espaço, mas vem aumentando gradativamente. Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) mostra que as mulheres já são as responsáveis por 10% das propriedades, ante 3% em 2003 e 7% em 2008.

Atualmente, as mulheres representam 12,7% dos proprietários de terra no Brasil, e em sua maioria escolhem o agronegócio por provir de famílias ligadas ao setor. Entretanto, não é apenas no campo que elas estão dominando. Atualmente, a figura feminina tem importante papel nos estudos e pesquisas, tornando-se ícone no agronegócio.

Com certeza, o agronegócio tem muito a ganhar com a atuação das mulheres, que possuem as mesmas habilidades que podem agregar ao negócio. Ainda há preconceito na área, mas é uma barreira que vem sendo combatida ao longo dos anos.

Mulheres ocupam 30% dos cargos de comando no campo

Linkedin

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Idealizadora do Instagram Ela é do Agro!