Ouça a maior Orquestra de Viola Caipira do Brasil

Ouça a maior Orquestra de Viola Caipira do Brasil

PARTILHAR
orquestra de viola caipira
Foto: Divulgação

Orquestra de Viola Caipira FAG canta “A Sementinha”; Grupo de Cascavel, no Paraná, é formado por 35 músicos e cinco produtores; em 2021 fará 20 anos

A Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel, no oeste do Paraná, completará este ano 19 anos de existência. Formada por 35 músicos e três produtores, a primeira apresentação do grupo foi no dia 5 de dezembro de 2002, na Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

De acordo com Crystian Fernandes, que coordena a orquestra desde o início, o projeto começou após o professor e atual secretário de Esportes do Paraná, Rogério Roman, assistir a uma apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, em São Paulo, no restaurante da universidade onde fazia doutorado. Admirado, ele voltou a Cascavel e montou uma equipe de orientadores e coordenadores para começar, então, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira.

Fernandes foi uma das pessoas convidas por Roman para formar um grupo de violeiros. “Apareceram 14 violeiros, em grande maioria todos acima de 50 anos e só homens. Após reunirmos todos, explicamos como funcionaria o projeto. Todos se assustaram quando falamos que deveriam fazer aulas porque teria que tocar de forma que fosse sincronizada os movimentos. E como a maioria aprendeu de uma maneira diferente um do outro e que não teriam capacidade de reaprender, não aceitaram”, relatou.

Segundo Fernandes, como a primeira ideia não deu certo, decidiram reunir interessados em aprender a tocar viola caipira com o mesmo professor. Nesta nova etapa apareceram 17 violeiros, que após um ano de aulas, conseguiram fazer a primeira estreia como orquestra.

Para Fernandes, fazer o projeto durar tanto tempo não é nada fácil e tudo foi conquistado com “muito suor”. “Cada integrante sabe da responsabilidade de divulgar a cultura caipira. Então, o trabalho, dedicação, humildade e amizade reunidas, fazem com que estejamos na estrada mostrando o nosso trabalho”, assegura.

Para ouvir outras músicas da Orquestra, é só clicar aqui.

Aulas de Viola Caipira?

Os interessados em participar das aulas de Viola Caipira, no campus da FAG, devem entrar em contato com o professor Cristian Fernandes pelo telefone (45) 99962-0809 e fazer a sua inscrição. Os alunos que se destacarem no curso podem ser selecionados para participar da Orquestra Paranaense de Viola Caipira.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com