Parceria entre Instituto BRF e Instituto Votorantim apoia municípios no enfrentamento à pandemia

Cidades participantes receberão auxílio e mentoria para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde a fim de reduzir os impactos causados pela pandemia

O Instituto BRF (IBRF) firmou parceria com o Instituto Votorantim para implementação do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde). A iniciativa é voltada aos municípios brasileiros com até 350 mil habitantes e visa apoiá-los, principalmente, no acesso a recursos técnicos para a área da saúde, que levam a melhoria da gestão. Com o IBRF, será possível levar o Programa para sete municípios:  Vitória de Santo Antão (PE); Buriti Alegre (GO); Lajeado (RS); Marau (RS); Lucas do Rio Verde (MT); Paranaguá (PR) e Ponta Grossa (PR). Juntas, essas cidades somam mais de 800 mil habitantes.

A primeira etapa do AGP é a aplicação de um diagnóstico da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica. A partir disso, é elaborado um plano de ação com os aspectos prioritários a serem trabalhados, assim como as metas e objetivos do programa. O município deve montar uma equipe multidisciplinar para participar das mentorias on-line. Esse time é responsável por implementar os planos de ação definidos e acompanhar a evolução das iniciativas, sempre seguindo orientações dos consultores. Ao final do período de mentoria, o diagnóstico inicial é reaplicado para identificar se a localidade conseguiu cumprir suas metas e se avançou nas competências de gestão priorizadas.

“Embora tenhamos evoluído com a vacinação, ainda vemos os efeitos da pandemia na sociedade. Por isso, esta parceria na área de saúde está em linha com o propósito da BRF de apoiar iniciativas para melhorar a vida das pessoas, impactando positivamente as comunidades onde estamos presentes”, destaca Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF e diretora-presidente do Instituto BRF.

“Fizemos uma análise de impacto das nossas iniciativas de 2020 que revelou maior eficácia, em termos de vidas poupadas e casos evitados, quando existe a melhoria da gestão pública do sistema de saúde”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim.

Esse estudo de impacto, realizado por um parceiro externo, a Metas Sociais, mostrou que, nos 151 municípios em que ocorreu a mentoria de apoio à gestão pública em 2020, quase mil vidas foram poupadas, houve a redução de mais de 33 mil casos de Covid e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos com UTI.

Ao participar do AGP Saúde, as administrações municipais e suas equipes técnicas de saúde podem avaliar suas estratégias e, com a iniciativa, aprimorar processos, práticas e níveis de gestão.

  • Fonte: BRF
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM