Peão é brutalmente atacado por onças, imagens fortes!

Peão é brutalmente atacado por onças, imagens fortes!

PARTILHAR
Peão é brutalmente atacado por onças, imagens fortes!

Peão é brutalmente atacado por onça-pintada quando andava a cavalo no Pantanal e passa por cirurgia no rosto em MT; Segundo informações haviam três onças no local!

Um peão foi atacado por uma onça-pintada nessa quarta-feira (13) em uma fazenda na região do Pantanal entre Poconé e Cáceres, a 104 km e 220 km de Cuiabá, respectivamente. Ele foi levado inicialmente ao Hospital Regional de Cáceres.

Luciano da Silva Braga, de 58 anos, foi transferido e internado por volta de 14h no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), na região metropolitana da capital mato-grossense.

Infelizmente um ataque que choca a sociedade e principalmente o meio rural. A vida no campo é cheia de surpresas e o convívio com esses animais no Pantal é comum, já que a preservação é uma das características do Agronegócio na região pantaneira. Nós, da equipe Compre Rural, lamentamos os fatos e desejamos o melhor para a família e amigos nesse momento.

As imagens são FORTES!

A fazenda fica na zona rural de Poconé, na divisa entre Cáceres. Luciano estava com outros dois trabalhadores quando eles passaram perto de três onças. Eles estavam montados em cavalos, cada um, quando a onça o atacou por trás.

De acordo com testemunhas, duas onças seriam fêmeas e o terceiro era macho. Elas estariam em um processo de acasalamento quando os peões passaram perto dos animais.

Uma das onças atacou Luciano pelas costas. Os outros peões tentaram salvar o colega e afastaram o animal. O patrão dele o levou para o hospital de avião.

Segundo o PSMVG, Luciano está internado no box de emergência. Ele sofreu vários cortes na região do rosto e na cabeça.

De acordo com o PSMVG, o paciente foi operado para reconstrução da face e outras partes afetadas. A expectativa é que Luciano seja operado novamente e seja encaminhado para um cirurgião plástico.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), acompanhou o caso.

De acordo com ele, é a primeira vez que uma onça-pintada ataca um peão montado a cavalo. Historicamente, segundo ele, esse tipo de animal não ataca os humanos dessa forma.

“Não temos registro de um ataque desse tipo contra um peão que estava montado a cavalo. Cáceres é conhecida pela sua biodiversidade e polo de observação de onças no Pantanal”, comentou.

O peão teve cortes profundos no rosto e na parte de trás da cabeça, imagens do atendimento de emergência mostram diversos pontos na face de Luciano, que também teve machucados no abdômen e nos braços. 

Sobre a Onça Pintada

A onça-pintada é o maior felino das américas. Espécie emblemática das matas brasileiras, a onça é importante para as ações de conservção.
Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobevivência.

As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil. Reduzir essas ameaças é fundamental para garantir a sobrevivência da onça-pintada e a integridade dos ecossisemas.

Fonte: G1

É preciso viver em equilíbrio com a natureza.

Compre Rural com informações do G1

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com