Pecuarista é tetracampeão do Circuito Nelore de Qualidade

Pecuarista é tetracampeão do Circuito Nelore de Qualidade

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Foram divulgados ontem, dia 9, os vencedores das três categorias do Circuito Nelore de Qualidade, protagonizado pela Associação de Criadores Nelore do Brasil!

A Associação de Criadores de Nelore do Brasil revelou os nomes dos campeões do Circuito Nelore de Qualidade em 2019. Eram três categorias em disputa: melhor lote de carcaças de machos, melhor lote de carcaças de fêmeas e melhor compra de gado.

Ao todo foram 26 etapas realizadas em onze estados, 15 a mais do que em 2018. A unidade federativa que sediou mais abates foi Mato Grosso, com cinco, seguido por Mato Grosso do Sul e Rondônia, com quatro, Minas Gerais, com três, Goiás, Pará e São Paulo, com duas, e Espírito Santo, Tocantins, Bahia e Acre, com uma etapa cada. Foram avaliadas as carcaças de 21.880 animais, entre 17.901 machos e 3.979 fêmeas, um crescimento de quase 2,5 vezes mais na comparação com o volume de 2018, quando o circuito avaliou 8.852 animais.

O crescimento do número de pecuaristas participantes também foi expressivo, saltando de 67 em 2018 para 228 neste ano, número mais de três vezes maior.

Das mais de 17,9 mil carcaças de machos processadas, 85,3% eram de animais abatidos com até 4 dentes. O peso médio dos machos foi 21@ e 48,5% registraram gordura mediana e uniforme. Já na categoria fêmeas, uma novidade do circuito para 2019, das quase 4 mil carcaças avaliadas 78,6% eram de novilhas com até 2 dentes. O peso médio registrado foi de 15@ e 71,2% da categoria marcou gordura mediana e uniforme.

“Eu estou adorando, estou comemorando em todos os momentos. E antes desta comemoração eu tenho que ter reconhecimento. Para nós, da ACNB, o Nelore é tudo, é paixão, Nelore é coração, Nelore é uma bandeira, é um patrimônio nacional. Mas devemos reconhecer que não podemos fazer o trabalho sozinhos, a ACNB teve apoio fantástico de parceiros, da Friboi, da Matsuda, dos pecuaristas todos que aderiram a este projeto, aos técnicos, aos compradores de boi, enfim, a todos que torceram por este projeto e nisso não podemos esquecer de um programa que fez com que este projeto mudasse, é o Giro do Boi. Se nós tivemos um crescimento fantástico no último ano, saindo de mais de oito mil para quase 22 mil animais abatidos nós devemos a esta corrente de forças positivas, entre elas o Giro do Boi, que mudou a história deste projeto”, declarou o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar em participação ao vivo por Skype pouco antes da revelação dos vencedores.

Veja abaixo a lista dos campeões do Circuito Nelore de Qualidade:

Categoria Carcaças de Fêmeas

– Medalha de ouro: pecuarista Sandra Maria Massi, da Fazenda Santa Bárbara e Rancho Seco, em Ivinhema-MS (tricampeã do circuito, já havia vencido outras duas vezes na categoria carcaças de machos);
– Medalha da prata: pecuarista Braz Aristeu de Lima, da Fazenda Santa Amélia, em Santa Rita do Rio Pardo-MS;
– Medalha de bronze: pecuarista Otacílio Bogue de Rezende, da Fazenda Prosperidade, em Terenos-MS.

Confira na imagem abaixo o desempenho do lote campeão na categoria carcaças de fêmeas:

Categoria Carcaça de Machos

– Medalha de ouro: pecuarista Adílton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo, em Bataguassu-MS (primeiro tetracampeão do Circuito Nelore de Qualidade);
– Medalha de prata: pecuarista Sérgio Przepiorka, da Fazenda Chaparral, em Rancharia-SP;
– Medalha de bronze: pecuarista Sandra Maria Massi, da Fazenda Santa Bárbara e Rancho Seco, em Ivinhema-MS.

Confira na imagem abaixo o desempenho do lote campeão na categoria carcaças de machos:


Conheça os “segredos” da fazenda campeã do Circuito Nelore 2019

“Toda vida nós pensamos em aumentar produção de arrobas por hectare independente de valor de arroba porque isso é muito instável, tem hora que está em um momento bom, outra em que está em um momento mais baixo. E produzindo mais por hectare você consegue passar pelas adversidades. Então este foi o foco do seo Adílton Boff (proprietário da fazenda) há 20 anos quando começou com melhoramento genético da raça Nelore”, disse o veterinário.

Além do gado de corte, a propriedade é criatório de genética da raça Nelore e fornece touros, embriões e doses de sêmen ao mercado. O resultado é visível no preenchimento das carcaças e também na carne de qualidade. “Este trabalho foi focado em produção de carne, carne de qualidade. O Nelore tem este potencial desde que bem trabalhado. […] Eu vejo isso muito positivamente porque quem ganha é justamente o consumidor final porque a raça Nelore, o potencial dela a gente não sabe onde é ainda o limite”, concluiu o gerente da Fazenda Segredo.


Melhor equipe de compra de gado:

– Unidade Friboi de Nova Andradina-MS (segunda maior etapa em volume de carcaças avaliadas).

“Foi uma disputa linda e, na verdade todos são vencedores. Não somente os primeiros colocados, mas todos aqueles que participaram do projeto, pois desta forma demonstraram eficiência, produtividade, determinação e participação. É assim que nós vamos crescer com a pecuária bovina de corte em nosso país”, concluiu El Aouar.

“Obrigado a todos os criadores, aos compradores de gado, a todos os parceiros que estiveram conosco nesta iniciativa ao longo do ano e 2020 está aí. Com certeza vamos fazer um projeto ainda maior”, adiantou o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

Locateli lembrou ainda da festa que marcará a entrega das premiações aos pecuaristas vencedores do Circuito Nelore de Qualidade 2019, a tradicional Nelore Fest.

“Dia 16, segunda-feira que vem, tem Nelore Fest aqui em São Paulo-SP, ainda tem poucos convites à venda, mas dá tempo de correr para participar com a gente”, convidou.

O contato para interessados em participar da celebração pode ser feito pelo telefone (11) 3293 8900.

Compre Rural com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com