Pense três vezes antes de comprar animal de outra fazenda

Pense três vezes antes de comprar animal de outra fazenda

PARTILHAR
vacas e novilhas da raça girolando 1
Foto: Fazenda Uberaba

Fique atento as enrascadas que pode se meter! Pensem em pelo menos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.

assistência técnica a pequenos produtores leiteiros expande-se a uma gama muito grande de serviços. Dentre eles, um em especial requer, além de conhecimento, uma dose alta de responsabilidade e comprometimento na relação produtor-técnico. Refiro-me à comercialização de animais.

Um produtor o qual atendendo me pediu ajuda para escolher alguns animais, uma vez que a ele se concedeu uma linha de crédito, justamente para este investimento. Seu plano era comprar cinco vacas leiteiras, todas em produção.

Aí vem a responsabilidade do técnico para com seu produtor. Todos os dias recebemos ofertas de animais a venda, nas mais variadas condições. Gente que tem muitos animais na propriedade, pessoas que estão precisando de dinheiro, vacas de descarte, dentre diversas outras.

Diante deste quadro e de acordo com minha linha de pensamento e características do produtor comprador, normalmente levo-o a dois ou no máximo três vendedores. Estes já pré-instruídos a oferecer somente o que se está buscando.

Enfatizo que neste momento a responsabilidade do profissional está a prova. Dentre todas as ofertas que tenho, opto por aquelas que conscientemente creio que sejam as melhores para a pessoa que está solicitando meu serviço.

Superando a fase de escolha das opções, encontro-me diante do produtor comprador e observo em seus olhos um mix de alegria e entusiasmo, geralmente acompanhado de uma pitada de desconfiança e receio de fazer a escolha errada.

Digo a todos que estão aqui comigo compartilhando de minhas palavras, que também demonstro cautela e apreensão quando algum produtor me consulta sobre este tema. Normalmente as pessoas deixam a emoção falar mais alto neste tipo de comercialização, e acabam, em alguns casos, tendo como sentimento final o arrependimento.

Acredito fielmente que meu papel como profissional é tentar de forma consciente buscar as melhores opções para o comprador, busco sempre manter-me neutro nas decisões, uma vez já tomadas.

Em meus textos tento fazer com que cada pessoa reflita um pouco sobre os assuntos levantados, apenas mostro o caminho, mas o trajeto cada um tem que fazer o seu. E isto se aplica neste caso: apenas levo as opções, a compra é uma decisão de cada um.

Para finalizar, gostaria de dirigir-me aos produtores leitores desta coluna. Pensem em pelo menos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.

  1. Busquem propriedades que comprovem a sanidade dos animais;
  2. Busquem assessoria de pessoas íntegras para fazer estas transações;
  3. Lembrem-se, vocês estão comprando seres vivos, aclimatados a um ambiente e a um sistema de manejo. Mudanças bruscas podem levar os animais a óbito, não existe dor maior que pagar por algo que se perdeu.

Fonte: MilkPoint

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com