PARTILHAR

Já dizia Paracelso, Médico e físico do século XVI: “A diferença entre o veneno e o remédio é a dose”; entenda o papel da Ureia na Pecuária

Muitas vezes durante a minha infância, ouvi minha avó falar que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Pois bem, essa celebre frase usada pela vozinha, se encaixa perfeitamente, em uma velha conhecida dos pecuaristas brasileiros: a Uréia Pecuária.

Quimicamente, a uréia é um composto orgânico nitrogenado não protéico (NNP), solúvel em água e álcool.

A uréia já é encontrada naturalmente na dieta dos ruminantes. Como assim? Agora não entendi nada… Calma!!! Kkkkkk… Ela é produzida no fígado e através da saliva entra no rúmen. Essa é a sua forma endógena.

A natureza é bela

Mas o assunto do post é sobre a uréia sintética. Muito utilizada como ingrediente nas dietas de ruminantes. Fazemos isso com o objetivo de fornecer nitrogênio para microorganismos ruminais. Essas criaturinhas maravilhosas conseguem produzir proteína microbiana que o animal digere e absorve no intestino delgado.

Daí a grande vantagem, é um composto com 45% de nitrogênio, olha que fantástico, e a partir de 100 gramas de uréia é produzido 280 gramas de proteína. Então o equivalente protéico da uréia é de 280%. Para ter uma noção, a soja possui aproximadamente 45% de proteína.

E os benefícios não param por aí, a uréia é uma excelente aliada na degradação de pasto, diminuindo o tempo de retenção do alimento trato digestivo do animal. Essa estratégia é muito interessante para os períodos de seca, mas pode ser utilizada durante as águas e na transição.

Estão lembrados do começo do texto? Se a uréia for utilizada de forma errada, pode-se tornar um veneno, pois, inicialmente, o seu excesso eleva os níveis de amônia no rúmen e depois no sangue. Isso gera um desequilíbrio do pH e de eletrólitos no organismo, o que pode ser fatal.

A recomendação prática é não ultrapassar 40 g de uréia para cada 100 kg de peso vivo e não esqueçam a adaptação. Porém, o ideal é sempre consultar um especialista para trabalhar com mais segurança.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
🎯 Nosso foco é o seu lucro e a nossa paixão é o agro. ♻️ Desde 2012 transformando desafios em resultados 📈 Contato: (85) 99677-8147