Período crítico de estiagem gera situação de emergência no MS

PARTILHAR
Governo de MS reconhece período crítico de estiagem e declara situação de emergência para o estado
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

A pedido da Famasul, Governo do Mato Grosso do Sul reconhece período crítico de estiagem e declara situação de emergência para o estado

Em atendimento a pedido do Sistema Famasul, o Governo de Mato Grosso do Sul, considerando o severo período de estiagem em Mato Grosso do Sul, publicou nesta terça-feira (13), decreto que declara situação de emergência em todo o estado pelo período de 180 dias. Medida foi acatada em caráter de urgência para amenizar efeitos econômicos e logísticos na produção agrícola.

“Agradecemos o reconhecimento do Governo de MS em relação ao período crítico no campo devido à estiagem mais intensa. O setor agrícola do estado vem experimentando sucessivos aumentos em área e produção. Porém, ainda que haja esforços e investimentos dos setores público e privado voltados à adoção de novos conhecimentos e tecnologias, fatores climáticos como deficiência hídrica e variação extrema de temperatura podem afetar a produção agrícola”, descreve o presidente da federação, Mauricio Saito.

A medida fomenta e incentiva investimentos em armazenagem de grãos para garantir melhor distribuição da capacidade estática e maior fluxo de abastecimento durante o ano. Também foi decretada situação de emergência devido aos incêndios florestais, valido pelos 180 dias.

“Estamos vivenciando um momento de extrema queda da umidade relativa do ar e uma geada muito grande, talvez uma das maiores que já tivemos, temos um clima extremamente seco e muito favorável aos incêndios. Dividimos essa base de proteção em várias regiões do Estado, já existem vários focos”, disse o Governador Reinaldo Azambuja.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.