Por que suplementar bovinos de corte criados á pasto?

Vários fatores evidenciam a a importância de suplementar animais a pasto, que é fornecer um aporte na dieta e conseguir assim suprir as demandas dos bovinos

Por Katryne Jordana de Oliveira e Tiago Pereira Guimarães – As forrageiras de clima tropical apresentam sazonalidade na produção, sendo determinada pelas condições climáticas, dividindo então em dois períodos característicos, seca e águas. Na seca a produção e o valor nutritivo das forragens são baixos o que afeta diretamente a disponibilidade e a qualidade do alimento para bovinos que se encontram em pastejo.

Os animais primeiro precisam atender as suas necessidades de mantença para depois produzir. Dessa forma o alimento fornecido deve ser nutritivo e em quantidade suficiente para sanar ambas as necessidades do bovino.

Para conseguir suprir essas necessidades primeiro deve-se atentar ao manejo da forrageira. Sendo crucial o manejo adequado dessas pastagens para que se consiga uma alta taxa de lotação, bom ganho de peso individual que proporciona uma elevada produtividade, sem que afete a produção das pastagens (Barbero et al., 2021).

Ao manejar essas pastagens devemos estar atentos à altura de entrada e saída de cada cultivar, na sua exigência em fertilidade e no controle da taxa de lotação, sempre adequando de acordo com a disponibilidade da forrageira.

Mesmo manejando essas pastagens da forma correta devemos estar atentos as exigências dos animais em pastejo. Principalmente no período seco do ano as forrageiras não conseguem suprir essas necessidades o que afeta a produtividade.

Buscando então suprir as exigências nutricionais dos animais e melhorar os índices zootécnicos, recomenda-se o uso de suplementação (Socreppa et al., 2015).

Sendo que a decisão para o tipo e quantidade de suplementos deve ser tomada levando em consideração as características do animal, como a exigência nutricional, estágio de desenvolvimento, estágio fisiológico e sexo. Mas também deve-se atentar para o valor nutritivo da forragem disponível para esses animais. Sendo o suplemento uma ferramenta para otimizar a utilização das forrageiras.

Com isso fica evidente a importância de suplementar animais a pasto, que é fornecer um aporte na dieta e conseguir assim suprir as demandas tanto de mantença quanto de produção animal. Se tornando mais eficiente na produção de carne bovina.

Referências com os autores**

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM