Preço da soja retoma trajetória de alta em outubro

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Ritmo de negócios melhorou nos últimos dias, praticamente zerando as perdas registrada na primeira quinzena do mês.

O preços da soja retomaram a trajetória de alta, praticamente zerando as perdas registrada no início do mês, informa, nesta segunda-feira (25/10), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, o ritmo dos negócios melhorou tanto no mercado disponível quanto para as entregas da safra 2021/2022 e 2022/2023.

“Esse aquecimento esteve atrelado ao aumento da demanda externa (especialmente da China) e às valorizações dos contratos na CME Group (Bolsa de Chicago) e do dólar frente ao Real. Diante disso, os preços da soja voltaram a subir no mercado nacional e praticamente recuperaram as perdas da primeira quinzena do mês”, diz o Cepea.

Entre os dias 15 e 22 de outubro, o indicador da instituição, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) registrou alta de 3,6%, fechando a R$ 174,62 a saca de 60 quilos na sexta-feira (22/10). A referência com base nos negócios no estado do Paraná fechou a R$ 170,58 a saca, valorização de 2,5% no período.

De acordo com o Cepea, os dois indicadores chegaram a acumular baixa de 4% e 3%, respectivamente, nos primeiros 15 dias do mês. Com o movimento da última semana, essa baixa acumulada passou a ser de apenas 0,55%.

Fonte: Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com