Previsão do tempo: semana marcada por tempo firme

PARTILHAR

O início da semana será marcado por tempo firme em boa parte do Brasil; após dias de muito frio, a temperatura volta a se elevar no Sul; Confira!

Um novo bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias ao Brasil ao longo desta primeira quinzena de julho. Portanto, a tendência é que a maior parte do país siga sem chuva. A chuva vai ficar concentrada na costa norte do Brasil e no litoral do Nordeste. Confira os detalhes!

Bloqueio atmosférico

O ar seco vai predominar ao longo desta semana entre as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, nas áreas do sul da Região Norte e pelo interior do Nordeste. Nestas áreas faz sol ao longo dos próximos dias e não chove. Durante as tardes a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, com valores abaixo dos 30% em amplas áreas, e até abaixo de 20% em algumas áreas do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. 

Nas áreas centrais do país, no interior do Sul e do Sudeste as temperaturas vão seguir altas para os padrões desta época do ano. Serão dias de grande amplitude térmica, com noites e madrugadas frias, mas com tardes quentes. A tendência é de uma quinzena seca e quente em muitas áreas do Brasil.

Além dos problemas de saúde que podem ser agravados com o ar seco, outro problema neste período é o aumento das queimadas pelo interior do Brasil. Atualmente, segundo dados do INPE, o Brasil é o país que lidera o ranking do maior número de focos de incêndio da América do Sul. Confira:

Captura de tela 2021-07-04 132233

Segunda-feira

Sul

O amanhecer pode começar frio nesta segunda-feira na região Sul, mas o sol aparece em todas as áreas, com variação de nuvens no leste do Paraná, mas, em geral, não há condições para chuva.

Sudeste

O sol vai aparecer em todas as áreas da região e não há condições para chuva nas quatro capitais. A umidade pode ficar baixa nas horas mais quentes do dia entre São Paulo e Minas Gerais.

Centro-Oeste

Um sistema de alta pressão atmosférica vai continuar impedindo nuvens carregadas e a segunda-feira vai ser marcada por sol, calor e tempo firme por toda a região Centro-Oeste.

Nordeste

O tempo continua instável em áreas do litoral do Nordeste, entre Alagoas, Sergipe e litoral norte da Bahia. Na faixa norte da região, as pancadas se concentram a partir da tarde. Nas demais áreas o tempo continua firme.

Terça-feira

Sul

O dia segue com tempo firme. As temperaturas sobem com relação aos dias anteriores e a umidade do ar fica baixa no interior dos estados.

Sudeste

A terça-feira segue com tempo firme em todo o Sudeste do Brasil. O sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas ficam elevadas à tarde. A umidade relativa do ar fica abaixo do ideal no interior dos estados.

Centro-Oeste

Todo o Centro-Oeste do Brasil tem uma terça-feira com sol entre poucas nuvens e as temperaturas ficam elevadas no período da tarde. Além do tempo firme, a umidade do ar fica baixa e o risco para queimadas aumenta.

Nordeste

Grande parte do Nordeste segue com o tempo firme e seco. Apenas a região costeira é que ainda registra chuvas isoladas no decorrer dos próximos dias, por causa dos ventos úmidos que sopram do mar.

Norte

O sol aparece em todas as áreas da região e há condições para pancadas de chuva à tarde, entre o norte do Amapá, Pará, Amapá e Roraima. O tempo segue firme nas demais áreas.

Norte

Grande parte do Norte do Brasil passa por um período de tempo seco e quente. A chuva segue apenas entre o norte do Pará e do Amazonas e pode ter acumulados expressivos, mas de forma mais isolada.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com