Primeira semana do ano será marcada por chuvas; confira a previsão do tempo

No Sudeste, as chuvas intensas devem se concentrar no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, com expectativa de até 150 milímetros em cinco dias. Confira a previsão do tempo para o seu estado.

A primeira semana de janeiro de 2024 promete ser caracterizada por intensas chuvas em todo o território brasileiro, com especial destaque para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo meteorologistas, a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir do dia 2 de janeiro será responsável por trazer precipitações para todas as partes do país.

Na região Sul, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com volumes podendo atingir até 70 milímetros em cinco dias. Já no norte do Paraná, as chuvas devem ser mais escassas, não ultrapassando os 10 milímetros.

No Sudeste, as chuvas intensas devem se concentrar no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, com expectativa de até 150 milímetros em cinco dias. São Paulo, por sua vez, deve ter chuvas concentradas no litoral e no extremo norte do estado, alcançando volumes de até 60 milímetros.

A região Centro-Oeste experimentará chuvas mais intensas em Mato Grosso e Goiás, com acumulados previstos de até 200 milímetros em cinco dias. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas estarão concentradas no sudoeste e extremo norte do estado, com volumes alcançando até 100 milímetros.

No Nordeste, as chuvas mais intensas são esperadas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí, com previsão de até 120 milímetros em cinco dias. Já na região Norte, os maiores acumulados devem ocorrer no Tocantins e centro-sul do Pará, atingindo até 150 milímetros em cinco dias, enquanto em Rondônia os volumes esperados não devem ultrapassar os 60 milímetros.

A população é orientada a ficar atenta à previsão do tempo em suas respectivas regiões e a adotar as medidas necessárias para se proteger das chuvas. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno meteorológico responsável por essas chuvas, é vital para o abastecimento de água, recuperação de pastagens e desenvolvimento das lavouras.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM