Qual é a hora certa de fazer a limpeza de pastagem?

Qual é a hora certa de fazer a limpeza de pastagem?

PARTILHAR

A criação de bovinos a pasto é utilizada pela maior parte dos fazendeiros do Brasil, entretanto, ainda é uma dúvida saber qual a melhor hora para fazer a limpeza das pastagens!

O engenheiro agrônomo Gilson Adalberto Pereira Rosa, representante técnico da linha de pastagem da Corteva Agriscience, falou sobre o momento ideal de o pecuarista fazer a aplicação de herbicidas em suas pastagens.

“Agora nós estamos no final da seca, início do período chuvoso. É um momento estratégico para a gente já começar a planejar o que a gente vai fazer dentro da propriedade, como a gente vai tratar as plantas daninhas”, declarou.

Quando você faz uso do herbicida no estágio inicial, com as plantas (daninhas) novas, geralmente o custo é mais barato e o tempo de retorno

O agrônomo afirmou que ao fazer aplicações no início do desenvolvimento das plantas daninhas, que acontece justamente com o início do período das águas, o pecuarista usa doses menores de defensivos e ainda tem pasto produtivo, sem concorrência das ervas indesejáveis, por um período maior.

“Quando você faz uso do herbicida no estágio inicial, com as plantas (daninhas) novas, geralmente o custo é mais barato e o tempo de retorno, com o capim vegetando de novembro a março, é muito maior. Se o pecuarista agir de forma assertiva no início das águas, o custo será menor e retorno financeiro também será maior”, resumiu Rosa.

O representante advertiu os produtores que perdem a janela ideal de aplicação de herbicidas e buscam o produto já no final da estação das águas, pois a produção de capim já está diminuindo, o que limita o retorno financeiro da limpeza de pasto.

Há ainda o risco de a reforma completa se tornar a única solução, o que aumenta o custo para implantar nova pastagens e, ainda, há um tempo elevado para que os animais possam voltar a pastejar, cerca de quatro a cinco meses até que o capim esteja no ponto ideal.

Compre Rural com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com