Qual é a melhor vaca?

Qual é a melhor vaca?

PARTILHAR
Foto Divulgação

Ano a ano vamos melhorando a genética. A terneira tem que ser melhor que a mãe dela, para garantir a evolução do rebanho. Mas qual é a melhor vaca?

Não podemos pensar que a melhor vaca sempre é a do vizinho, que ela produz mais que a nossa, que é mais bonita que a nossa, que tem mais alimento que a nossa.

É comum ver em exposições vacas de altíssima produção. Isso deve nos servir de incentivo, mas não devemos desanimar por nossas vacas não produzirem igual a estas! Devemos ver as vacas de exposição como um “norte”, um exemplo do quanto nossas vacas podem produzir.

Precisamos dar condições para nossas vacas expressarem o máximo de sua capacidade.

Ano a ano vamos melhorando a genética. A terneira tem que ser melhor que a mãe dela, para garantir a evolução do rebanho.

Quanto mais tempo a vaca permanecer na propriedade, mais lucrativa ela é (desde que esteja com um bom intervalo entre partos). 

produtor de leite sempre deve achar que a melhor vaca é a que ele tem. Isso mesmo! Sua vaca é a melhor vaca! Dentro das suas condições, você precisa mantê-la como a melhor que você pode ter no momento, trabalhando para que as filhas dela sejam melhores que ela.

Se ficarmos rebaixando as nossas vacas, dizendo que não são boas, certamente não estaremos atendendo as necessidades delas e impedindo que elas nos mostrem o quão boas elas são.

Cuide da sua vaca, ofereça o melhor para ela, busque evoluir na genética. Para, assim, sempre poder afirmar que a melhor vaca é a sua, aquela que você tem na propriedade, que produz o melhor e mais saboroso leite do mundo!

Dê carinho, amor, respeito, atenção para sua vaca, afinal, a melhor vaca é a sua!

Fonte: MilkPoint

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com