Quem foram os primeiros fazendeiros no mundo?

Entre tudo que já rolou com a nossa espécie, o desenvolvimento da agricultura talvez seja o maior marco histórico.

Ela não só mudou para sempre o estilo de vida nômade dos caçadores-coletores que todos os humanos tinham até então, como as práticas agrícolas estabelecidas pelos nossos antepassados ainda moldam a agricultura no mundo todo.

Por causa desse avanço na sociedade, somos capazes de alimentar bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Foi por conta da agricultura que as primeiras aldeias foram surgindo e depois disso a mão-de-obra especializada. Porém, a pergunta que não quer calar é: quem começou esse processo todo? Quem foram os primeiros fazendeiros no nosso planeta?

Importância do Crescente Fértil

Fonte: Getty Images

Algumas das primeiras evidências da existência de agricultura vêm do Crescente Fértil, uma região que cobre aproximadamente os territórios que atualmente são Iraque, Síria e Israel. Embora essa seja uma área relativamente seca hoje, a região já foi bem irrigada por dois grandes rios. Alguns dos primeiros vestígios de agricultura foram encontrados em Tell Abu Hureyra, no norte da Síria, que há cerca de 11 mil anos era uma pequena vila às margens do rio Eufrates.

Os cientistas encontraram sinais de que centeio era cultivado ali naquelas terras durante aquela época e que foi deliberadamente moído em farinha com pedras grandes. Em entrevista à Live Science, a antropóloga e curadora do Museu Nacional de História dos Estados Unidos, Melinda Zeder, afirma que a agricultura parece ter se desenvolvido em etapas.

Segundo Zeder, as pessoas primeiro cultivaram plantas além da caça e da coleta e depois aumentaram sua dependência de produções agrícolas. Por fim, grupos começaram a se agrupar em aldeias vizinhas para se dedicarem exclusivamente à agricultura, montando o primeiro sistema de fazendas no mundo.

Desenvolvimento da agricultura

Foto: Divulgação

Antes de desenvolverem uma verdadeira agricultura, os humanos colhiam plantas comestíveis em certas épocas do ano. Contudo, isso não era sustentável. Pesquisadores passaram a teorizar que a agricultura começou no Crescente Fértil como necessidade e de lá se espalhou para regiões vizinhas.

No entanto, novos estudos têm desafiado essa teoria. Em vez disso, especialistas agora acreditam que a agricultura foi desenvolvida de forma independente em diferentes locais e em diferentes épocas. Exemplos desse processo podem ser vistos na Ásia Ocidental, há 11,7 mil anos, na Ásia Oriental, há 9 mil anos, e nas Américas, há 10 mil anos.

Em todos esses casos, a agricultura parece ter começado com duas plantas principais: um cereal, como trigo ou milho, e uma leguminosa, como feijão ou soja. Para Zeder, ainda não está claro por que a agricultura começou naquele momento histórico e não numa época anterior. De todo modo, ela parece ter surgido no início do Holoceno, um período que observou maior densidade das populações humanas e a adequação das plantas e animais para a agricultura.

Fonte: www.megacurioso.com.br

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM