PARTILHAR

Com o maior rebanho do mundo e uma extensão territorial imensa, a pecuária precisa ter cuidado com cavalo, já que ele é o companheiro da lida.

Todos sabem que o Brasil possui um dos maiores rebanhos de bovinos do mundo. São mais de 200 milhões de cabeças espalhadas de norte a sul do país, desafiando relevos, geografias e culturas.

Ao adentrar esse mundo de fazendas e criação de bovinos, outro animal figura como um protagonista nessa história de sucesso. O cavalo nesse contexto embarca como sendo a força motriz que alavanca a produção de carne brasileira, porém, nem sempre recebe os cuidados adequados.

Nas fazendas o principal meio de locomoção, transporte e condução de pessoas e rebanhos são os equinos. Os mesmos possuem um papel de importância econômica, uma vez que não é possível manejar bovinos em larga escala sem os cavalos. Na prática, é comum que cada vaqueiro utilize de 5 a 7 cavalos no dia-a-dia da fazenda para os manejos de forma geral.

O cavalo é um animal que exige cuidados regulares, não só para se manter em forma, como também para se manter saudável sempre. Saiba quais são os cuidados a ter com um cavalo para que ele tenha uma vida longa, ativa e produtiva.

Para cuidar corretamente de um cavalo, é necessário realizar uma série de tarefas de limpeza e de manutenção que vão garantir o máximo conforto e bem-estar do animal.

O cavaleiro precisa aprender a alimentar, abrigar, limpar e tratar seu cavalo para que ele sempre esteja disponível para as tarefas do cotidiano. Assim sendo, é necessário ter em conta os aspetos seguintes:

A alimentação do cavalo

Toda a tropa precisa de uma alimentação adequada e variada de acordo com a sua raça, idade e atividade. Se o animal não for bem alimentado, ele pode perder peso e/ou escore de condição corporal (ECC) ou ficar obeso e isso com certeza afetará o manejo dos bois da fazenda.

Para que isso não aconteça, o cavalo deverá seguir uma dieta simples e equilibrada, na qual consiste em disponibilidade de feno, ração com uma mistura adequada de grãos, suplementos minerais e, em alguns casos, aveia.

Foto: Reprodução Instagram / Marca Peixe – Fazenda Bálsamo

Essa combinação de ingredientes para a alimentação de um cavalo é ótima e pode reduzir o aparecimento de cólicas. Também é aconselhável que exista um piquete específico para a tropa, com boas dimensões para que os cavalos se movimentem e pastem à vontade.

Leia mais:

Além disso, tenham acesso a um suplemento mineral específico para equinos, uma vez que a exigência deles é totalmente diferente da de bovinos. Esse pequeno detalhe aumenta e muito a vida produtiva de um cavalo na lida.

Fique atento para que os cavalos tenham sempre disponível água limpa e em bastante quantidade, pois a ingestão de animais de lida é elevada.

A limpeza do cavalo

A limpeza do cavalo é um dos cuidados principais que um cavaleiro deve ter com o seu animal. Ela deve ser efetuada antes e depois de montar a cavalo.

É importante salientar que ao fazê-lo, o animal sentir-se-á mais próximo e ambientado e isso vai aprofundar a relação de confiança entre o cavaleiro e o cavalo.

De uma forma geral, a limpeza diária é uma boa forma de verificar a condição do pelo e dos cascos do seu cavalo.

Leia mais:

A escovagem do pelo

Para que o cavalo tenha sempre um pelo brilhante, é aconselhável que ele seja escovado antes e depois de cada cavalgada. Utilize uma cardoa (escova com pelo duro) para escovar o pelo, a crina e a cauda do cavalo.

Foto: Grupo Mantiqueira

As escovas de borracha também são uma excelente opção para a escovagem do cavalo devido sua maciez e facilidade de trabalho. Enquanto escova o cavalo, procure lesões, inchaços, cortes ou qualquer tipo de anomalia que o possa estar incomodando o animal.

Cuidados com os cascos

Os cascos do cavalo devem ser aparados e limados a cada seis semanas. Este é um trabalho que deve ser feito por um cavaleiro experiente.

No caso de o cavalo usar ferraduras, estas também precisam ser removidas em um período de seis semanas para verificar se os cascos precisam ser aparados.

É aconselhável que o cavaleiro verifique cuidadosamente cada um dos cascos semanalmente para ver se estes apresentam algum tipo de lesão ou ferimento.

Leia mais:

Saúde dentária e vacinação

A saúde dentária do cavalo está diretamente relacionada à qualidade e quantidade de ingestão de alimentos. Problemas relacionados à dentição devem ser tratados por um veterinário experiente.

Da mesma forma, a vacinação da tropa é de extrema importância para a saúde e longevidade da tropa. Como não existe um programa de vacinação padronizado e como os protocolos podem variar conforme a região geográfica é importante planejar junto com um veterinário um plano com as necessidades de cada fazenda.

Leia mais:

Esses pequenos detalhes fazem a diferença na qualidade da tropa da fazenda, e com certeza aumentam a eficiência no manejo do rebanho.

Aproveite essas dicas para manter a saúde de seus cavalos e para utilizá-los por bastante tempo na fazenda.

Como escolher a raça de cavalo correta pra cada destino

Fonte: Tortura DSM

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com