Raça Nelore tem nova associação de criadores

Raça Nelore tem nova associação de criadores

PARTILHAR
Foto: Nelore ADIR

Grupo de Neloristas planeja resgatar um modelo de julgamento animal com mais avaliações funcionais.

Um grupo de neloristas anunciou a criação da Associação do Nelore Brasileiro (Aneb). A proposta é resgatar a pista como referência na seleção da raça. Estão à frente desse movimento pecuaristas como Paulo Leonel, diretor do grupo Adir, com fazendas em São Paulo e Goiás, e Fernando Zamora, da fazenda Brasil, no Acre, presidente da entidade. Segundo o grupo, falta na pista de julgamento das exposições uma análise mais acurada das características raciais e funcionais. Isso ocorreu nos últimos anos em função da “panaceia” dos números dos programas de melhoramento, sem a devida atenção a esses atributos. “A pista precisa voltar a ser o que era no passado”, afirma Leonel, diretor comercial a Aneb. “Nós precisamos de um animal com peso, padrão e equilíbrio.”

A associação recém-criada já oficializou a sua primeira exposição agropecuária em 2019. A Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), encerrada em 8 de dezembro, reuniu cerca de 100 animais no interior de São Paulo. Os criadores presenciaram um novo modelo de julgamento, que, entre outras mudanças ampliou a idade dos animais. A nova entidade preconiza que machos e fêmeas podem participar de avaliações de pista até os 82 meses. Até essa idade, seria possível acompanhar toda a potencialidade do animal. Atualmente, o limite para a pista são 30 meses para os machos e 42 meses para as fêmeas.

Para o grupo de criadores, a mudança visa poupar os animais na idade jovem. Forçar seu desenvolvimento de forma acelerada pode levar um animal a alcançar a fase adulta com aprumos tortos e inférteis, por exemplo. Outras características que voltam a ter peso, para a Aneb é um rigor mais apurado na avaliação de umbigo, habilidade materna, fertilidade e peso de abate ideal tendo medida o gado criado em regime de pasto.

Levando animais à Emapa os criadores Maurício Ianni, João Batista Andrade, José Ricardo Renato, Guto Junqueira e Adir do Carmo Leonel. A entidade, de acordo com Paulo Leonel, possui 40 membros.

Fonte Revista DBO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.