Raça Vechur é a menor do mundo e parente do Nelore

Raça Vechur é a menor do mundo e parente do Nelore

PARTILHAR

Raça se destaca por ser considerada a menor do mundo e, claro, pela sua produção de leite “alta” com baixa ingestão de alimentos, confira o vídeo!

O gado Vechur de South Kerala (Índia), outrora popular e conhecido por sua produção de leite comparativamente alta em comparação com outras variedades locais, estava quase extinto na década de 1980. A Vaca Vechur é uma raça rara de Bos indicus, gado o nome da aldeia Vechoor em Vaikom Taluk, distrito de Kottayam do estado de Kerala na Índia .  

Com comprimento médio de 124 cm e altura de 87 cm, é a menor raça bovina do mundo segundo o Guinness Book of Records, e é valorizada pela maior quantidade de leite que produz em relação à quantidade de alimentos que o animal ingere. Confira os vídeos e imagens abaixo!

A quase extinção

O gado Vechur estava quase extinto na década de 1980. Isso se deveu ao cruzamento massivo com touros exóticos implementado pelo governo para aumentar a produção de leite. 

Mas o lançamento de uma busca pelos últimos espécimes disponíveis da variedade e o início de um esforço de conservação em 1989 na Universidade Agrícola de Kerala e uma equipe de seus alunos resultou no salvamento desta raça valiosa. Com 10 anos, a distribuição da progênie do estoque da fundação aos agricultores pode ser iniciada.

Característica e leite A2

A vaca produz 2,5 a 3,0 litros de leite por dia durante o período de lactação de cerca de 8 meses. Ela surgiu como uma vaca sustentável para os agricultores. A adaptabilidade do animal aos países tropicais quentes e úmidos tem um significado especial como uma garantia para o futuro. 

Também tem potencial para ser uma pequena raça de boa carne. O valor do leite, incluindo o pequeno tamanho do glóbulo de gordura, a presença da proteína A2 beta-lactalbumina e o maior conteúdo de arginina foi comprovado cientificamente.

A vaca Vechur também requer pouco em termos de alimentação ou manutenção, o que é fundamental para região!

Valor medicinal

A propriedade medicinal do leite de vaca Vechur foi documentada tradicionalmente pela Ayurveda e estudos científicos recentes comprovaram isso. O componente proteico do leite de vaca Vechur tem uma propriedade antimicrobiana aprimorada. De acordo com descobertas recentes, a propriedade antibacteriana da proteína lactoferrina presente no leite de vaca Vechur é maior do que a do antibiótico ampicilina.

A Vechur Ghee (manteiga clarificada) produzida a partir do leite de vaca Vechur, é famosa por seus altos valores medicinais devido à presença da proteína beta-lactalbumina A2 e maior teor de arginina, o que é bom para a saúde das pessoas em convalescença.

Apesar de ser um parente de Nelore, e um gado com tamanhas qualidades, o tamanho total da população em Kerala é estimado em apenas 2.000 animais. As autoridades continuam os trabalhos para tentar aumentar esse rebanho.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com