Região tem mais de 200 milhões de cabeças de gado, veja!

Região tem mais de 200 milhões de cabeças de gado, veja!

PARTILHAR
foto de drone maior boiada do mundo nelore
Foto: Rubens Ferreira / @fotodeboi

Você consegue imaginar essa quantidade de cabeças de gado? Um rebanho desse tamanho é muito grande e pertence a um único país, o Brasil!

Quando imaginamos, ou tentamos imaginar, um rebanho desse tamanho, ficamos simplesmente perdidos, já que o número de animais é o maior rebanho comercial do mundo! Ficamos atrás apenas da Índia, mas o deles é protegido pela religião.

Pois é, o Brasil, soma hoje mais de 214,69 milhões de cabeças de gado. Segundo o IBGE, esses animais estão espalhados pelo território brasileiro e fazem parte de pequenas, médias e grandes propriedades.

Você deve estar pensar: “Nossa é muita coisa!”. Realmente é um número expressivo, entretanto o Brasil, já teve mais animais no seu rebanho. Em 2018, o número era de 4 milhões a mais de bovinos.

Essa queda se deve ao fato do maior número de animais abatidos em 2018, com um incremento, segundo Abiec, de 6,9% no número de abates. Que somou ao todo, 44,23 milhões de cabeças.

A população de gado no Brasil, tem previsão de crescimento, principalmente quando olhamos para o cenário mundial. Somos hoje, o maior exportador de carne bovina do mundo. O rebanho da Austrália sofreu com o clima no último ano, perdendo mais de 500 mil animais em uma forte chuva.

Além disso, os EUA sofre com quebra na safra de grãos por causa das chuvas que atrasaram o plantio esse ano.

A pecuária de corte movimentou em 2018, mais de R$ 597 bilhões. Ou seja, representamos mais de 8% do PIB do país, quando comparados aos outros setores.

O Mato Grosso ainda é o líder no ranking com maior rebanho do país, são quase 30 milhões de cabeças de gado espalhadas pelo estado. Veja nas imagens abaixo, a distribuição do rebanho pelo país e o ranking completo dos estados com maior rebanho.

Fonte: Abiec
Fonte: Abiec

Diante disso, temos total condições de crescermos, não só em rebanho, mas em números expressivos que façam do Brasil, um país competitivo e líder em produção de carne.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com