Registro mostra onça-pintada comendo bezerro

Registro mostra onça-pintada comendo bezerro

PARTILHAR
Pousada registra onça-pintada se alimentando
Foto: Fazenda São José

Câmera instalada em fazenda no Mato Grosso do Sul flagra onça-pintada se alimentando; Maior felino das Américas já foi visto outras vezes na propriedade

O mês de julho começou com fortes emoções na fazenda São José, localizada a 50 km de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Tudo graças à aparição ilustre do maior felino das Américas: a onça-pintada. “O pessoal da fazenda estava recolhendo o gado no pasto bem cedo e percebeu uma marca de que um animal havia sido arrastado, foram verificar e encontraram um bezerro abatido”, conta Joana Murano, proprietária do local.

Para descobrir quem poderia ter predado o animal, a equipe de guias que atua na pousada, onde é realizado turismo ecológico, instalou uma câmera próxima à carcaça do animal que sofreu o ataque. O equipamento foi colocado no mesmo dia em que a presa foi encontrada e o material foi verificado na manhã seguinte.

Confira as imagens:

Onça-pintada no Patanal, registros assim são extremamente raros de ser gravados.Para saber mais -…

Publicado por Pousada Aguapé em Sexta-feira, 3 de julho de 2020

Os ataques de onças ao gado são considerados comuns e os relatos são históricos em propriedades no Pantanal, seja na região Sul ou Norte. Para a grande maioria dos fazendeiros o felino é visto como vilão, pois a perda do gado resulta em um prejuízo da renda local. Sendo assim, muitas onças acabam sendo eliminadas pelos proprietários que procuram se vingar do animal pelo dano adquirido. Mas para Joana, apesar de ter um prejuízo, saber que o animal está pelos arredores é uma boa notícia.

“Esta questão do abate do gado pode ser prejudicial se ocorrer de forma descontrolada, mas por enquanto aqui não sentimos esse impacto e é sempre uma grande alegria poder ver e saber que têm animais como esse circulando pela nossa propriedade” acrescenta.

quatro oncas devorando vaca
Foto: Fazenda São José

Entre alguns momentos marcantes captados do felino na fazenda está uma imagem que mostra quatro onças-pintadas juntas se alimentando de uma carcaça, o registro foi feito em 2015.

A fazenda é um dos refúgios da vida selvagem no Mato Grosso do Sul. Recebe a visita de muitos bichos, como tamanduás, jaguatiricas e diversas aves, entre elas, o príncipe-negro e a arara-azul, um dos símbolos do Pantanal. Atualmente a propriedade está vinculada a dois projetos de conservação: o Instituto Tamanduá e o Instituto Arara Azul.

Adaptado de G1 e Imagens da Pousada Aguapé

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.