Seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

Seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

PARTILHAR
bebedouro de pneus reciclados
Foto: Rubber Tank Bebedouros

A água de qualidade é fundamental para que o animal mantenha-se bem hidratado e possa realizar as suas funções biológicas. Veja os passos para manter a água limpa!

Água parada, incidência de luz solar e matéria orgânica em excesso formam um ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos perigosos para a saúde dos bovinos. Esses fatores combinados podem trazer grandes prejuízos para o sistema, prejuízos que são invisíveis.

É um ambiente deste modo que os animais encontram na maioria dos bebedouros nas fazendas de gado de corte. A falha neste manejo pode fazer despencar a produtividade e, em alguns casos, até causar a morte dos animais.

Para trazer boas dicas aos pecuaristas sobre a limpeza das suas fontes de água, veja essa entrevista do médico veterinário e professor de produção animal da Unifacs, de Salvador-BA, Guilherme Vieira.



“Falta realmente conhecimento sobre a importância da água a ser administrada aos animais. Fato que é diferente da produção de aves e suínos que o pessoal tem cuidado muito grande com a higiene e lavagem dos bebedouros”, comparou.

Vieira explicou o passo a passo para a limpeza correta dos bebedouros, listados abaixo:

1 – Esgotar todo o conteúdo do bebedouro;
2 – Fazer a limpeza seca, varrendo todos os resíduos;
3 – Limpeza úmida com o detergente apropriado;
4 – Enxague;
5 -Desinfecção, ou a aplicação do sanificante ou desinfetante, deixando agir pelo tempo recomendado;
6 – Reabastecimento do bebedouro com o flutuador com pastilhas de cloro.

Na cartilha abaixo, o veterinário dá mais detalhes da limpeza, incluindo materiais e ferramentas que devem estar à disposição e ainda a frequência do manejo.

cartilha-programa-higiene-bebedouros-esquema-limpeza
Fonte: Farmácia na Fazenda

Vieira alertou que os bebedouros de confinamentos e semi-confinamentos exigem ainda mais atenção por conta de a matéria orgânica que leva resíduos à água ser mais rica do que apenas o pasto.

Para tanto, ele e seu grupo de pesquisa estão em vias de divulgar o protocolo ideal de limpezas de bebedouros na terminação intensiva. Aguarde que traremos em primeira mão para vocês.

O veterinário é responsável ainda pelo site Bebedouro Limpo, que reúne um conjunto de soluções do Programa de Higiene de Bebedouros, desenvolvido pela consultoria Farmácia na Fazenda.

Mais informações sobre os bebedouros de pneus?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Compre Rural com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com