Setor sucroenergético perde uma de suas maiores lideranças

“O agro brasileiro perde um grande produtor rural, um líder que cedeu seu tempo e se dedicou décadas à causa coletiva, presidindo importantes associações coletivas sempre pelo bem comum do desenvolvimento do setor e do Brasil.”

O agronegócio brasileiro acaba de perder um grande líder, que dedicou 40 anos da sua vida as causas do setor sucroenergético. Morreu Ismael Perina Júnior, aos 59 anos, em São Paulo, na manhã de hoje, 25. Perina não resistiu a luta contra o câncer. Ele deixa dois filhos e a sua companheira.

“O agro brasileiro perde um grande produtor rural, um líder que cedeu seu tempo e se dedicou décadas à causa coletiva, presidindo importantes associações coletivas sempre pelo bem comum do desenvolvimento do setor e do Brasil. Eu perco um grande amigo. Que a família possa suportar este momento de imensa dor, e para nós Ismael seguirá sempre presente”, disse Marcos Fava Neves, engenheiro agrônomo, professor da FEA/USP Ribeirão Preto (Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo), da FGV, e especialista em planejamento e gestão estratégica.

Ismael era produtor de cana-de-açúcar na região de Jaboticabal, SP. Ele administrava a fazenda da sua família, junto aos dois irmãos, desde 1980. Mais recentemente, ele atuava no Conselho do Sindicato Rural de Jaboticabal, estava como vice-presidente do Conselho da Cooperativa de Crédito (Sicoob Coopecredi) de Guariba, SP e foi vice-presidente da Central de Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo.

Lutou, incansavelmente, em prol dos produtores de cana. Perina atuou por seis anos como presidente da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba). De 2007 a 2013 atuou como presidente da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), onde, de acordo com a entidade, promoveu avanços, enfrentando desafios de mercado e produção. Em seis anos, aproximou a entidade com suas associadas, promovendo atualização dos departamentos técnicos.

Durante seus mandatos, a Orplana ampliou sua participação em fóruns públicos e privados, nacionais e internacionais, mostrando a importância do segmento “produtor de cana” dentro da cadeia produtiva e trabalhando para a união da classe.

De acordo com Ricardo Belodi Bueno, produtor rural e presidente do Conselho da Sicoob Coopecredi, Ismael era uma pessoa de muito conhecimento. “Ele estava presente em muitas entidades e sabia muito as necessidades do setor. Ele conseguia, com a sua articulação, resultados muito importantes para o setor . Ele era um ícone. Um pessoa de visão de longo prazo excepcional. Conseguia enxergar muito mais longe do que a gente e isso era uma coisa que aprendi com ele”, disse.

“Eu trabalho com o Ismael desde 2007 e ele sempre foi um grande incentivador da cana-de-açúcar, do agronegócio, foi sempre muito presente nas discussões para defender o agronegócio de forma responsável, honesta e muito ética. Esse é o legado que ele vai deixar, de honestidade, de competência e de trabalho, que sempre guiou a vida dele e que sempre nos inspirou a fazer o mesmo”, disse Bruno Rangel, presidente da Coplana.

Em 2014, Perina, que era engenheiro agrônomo de formação, foi eleito presidente da Câmara Setorial Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Roberto Rodrigues, que foi Ministro da Agricultura durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e hoje é presidente da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas e professor emérito da FGV, disse estar muito triste pela perda de Ismael.

“Ele foi meu no Curso de Agronomia da UNESP de Jaboticabal e já exercia liderança junto aos colegas. Seu primeiro trabalho foi na Associação de Plantadores de Cana de Guariba, quando montei lá o Programa para implantação do pagamento de cana pelo teor de sacarose. Cresceu perante a classe dos produtores e chegou à Presidência da Cooperativa de Crédito e da Orplana, alem de ter ocupado cargos de direção na Coplana, na Socicana e na ABAG-RP. Perdemos todos um grande brasileiro, um ótimo lider e um amigo maravilhoso. Que Deus o receba e conforte sua família”, disse Rodrigues à RPAnews.

“Ismael foi uma das pessoas com visão de abrir as portas para as novas gerações. Uma liderança presente e que deixa uma enorme contribuição para o setor”, disse José Antônio Rossato Junior, diretor da Coplana e Socicana.

Um homem simples e apagado na família

Em uma das entrevistas que concedeu em 2021 para a Plant Project, ele se descreveu como uma pessoa muito simples e apegada a família. Gostava de se reunir com os irmãos e toda a família na fazenda. Ele também disse, na ocasião, que tinha como hobbies viajar, ouvir música caipira e assistir a partidas de tênis e vôlei na TV.

“Eu gostaria, nesse futuro meu, de conseguir transmitir, em uma velocidade mais rápida, boa parte do aprendizado ao longo da minha história de vida. Estamos fazendo muita coisa bacana na minha atividade agrícola. Eu tenho me dedicado ao extremo para fazer essas coisas caminharem em um processo mais rápido. Tenho brigado com a nossa turma, incentivando, para que eles tenham essa sensação de dever cumprido, que eu estou sinto hoje por conta dessas evoluções”, disse Ismal Perina, em trecho da entrevista feita pela Plant Project.

Algumas autoridades do agronegócio brasileiro expressaram sua dor e condolências aos familiares de Ismael.

O CompreRural também emite suas condolências aos familiares.

Via RPAnews

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM