Silagens de grãos: 5 dicas de sucesso

Silagens de grãos: 5 dicas de sucesso

PARTILHAR
silagem-de-milho-reidratado
Silagem de Grão Úmido na Agro Pastoril Paschoal Campanelli / Foto: Marcio Peruchi

A nutrição do rebanho representa grande parte do custo de produção, veja as dicas para poder evitar prejuízo com a silagem de grãos

Os custos com nutrição dentro das propriedades é sempre um peso no orçamento do produtor. Entretanto, alternativas e alimentos que possam ajudar a reduzir os custos e até mesmo armazenar o excedente é sempre bem vindo. Uma alternativa que tem crescido dentro da pecuária é a silagem de grãos.

Atualmente, cerca de 50% das propriedades incluem silagens de grãos (grãos úmidos, reconstituídos ou espigas) na dieta de bovinos leiteiros ou de corte. Vários fatores levam a este cenário, mas a principal justificativa é que silagem de grãos potencializa a eficiência alimentar, ou seja, reduz custo de produção com alimentação.

Abaixo serão apontados os fatores técnicos que não podem sofrer falhas quando as silagens de grãos começam a fazer parte do plano alimentar dos animais:

Umidade

As silagens de grãos devem ser produzidas com aproximadamente 35% de umidade (intervalo entre 33 a 38%).

Moagem

Para silagem de grãos úmidos e reconstituídos, a granulometria afeta o desempenho do moinho, a fermentação e o desempenho animal. Partículas entre 5-8 mm são indicadas para vacas em lactação e 10 mm para bovinos de corte. Sorgo deve ser moído mais fino (3 mm).

Aplique aditivos

As silagens de grãos possuem alto valor agregado e são propensas à deterioração aeróbia. Portanto, todas as técnicas capazes de evitar deterioração devem ser usadas. Aplique inoculantes a base de Lactobacillus buchneri ou sais ácidos.

Use lona com barreira ao oxigênio

A vedação é uma etapa que possui baixo impacto sobre o custo de produção e define o selamento da silagem, ou seja, evita deterioração durante a estocagem. Portanto, invista em plásticos de alta qualidade, optando por aqueles com barreira ao oxigênio.

Estocagem mínima

Armazene a massa por um período mínimo de 60 dias. Este tempo é necessário para as enzimas dos grãos e as bactérias potencializem a disponibilização do amido.

Leia também:

Esperamos que tenha ajudado a entender melhor os pontos importantes para se obter uma qualidade do alimento e evitar as perdas na hora de fazer a sua silagem de grãos.

Silagem de grão de milho úmido não mata o rebanho

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com