SISTEMA ILPF | Ferramenta auxilia produtor a planejar plantio de árvores

PARTILHAR

A planilha está disponível gratuitamente para os produtores e técnicos e pode ser baixada da internet e aberta em softwares editores

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma planilha eletrônica que possibilita o cálculo rápido do percentual de ocupação de cada componente do sistema (lavoura, pecuária e floresta) e o quantitativo em termos de área, com o objetivo de auxiliar produtores rurais e técnicos no planejamento de um sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Já disponível para uso pelos produtores e técnicos, a planilha foi finalizada dentro do projeto Integração Pecuária-Floresta na Região da Campanha no Pampa Gaúcho (IPF-Pampa). A planilha está disponível gratuitamente para os produtores e técnicos e pode ser baixada da internet e aberta em softwares editores como MS Excel, Libre Office ou Planilhas Google.

Mais uma novidade é que todas as simulações podem ser salvas na própria planilha, para comparações posteriores. O produtor decide as culturas, forrageiras e as espécies florestais, e a ferramenta auxilia no planejamento do sistema. Os resultados obtidos ajudam o usuário na tomada de decisão, com a orientação do melhor desenho do sistema a ser implantado, de forma a otimizar a ocupação da área com a ILPF.

Alan Felix Falavinham, engenheiro florestal e consultor da empresa Guaranta Engenharia e Meio Ambiente, destaca que a planilha leva em consideração a borda entre as árvores e as culturas agrícolas no cálculo da área, o que diminui a área agrícola, assim como o espaço destinado à manobra de máquinas, o que reduz o número de árvores no sistema e no talhão. Falavinham é um dos idealizadores da planilha. “A ferramenta corrige os cálculos em função desses detalhes de forma a melhorar o planejamento, tornando-o mais próximo do que é executado no campo”, completa Helio Tonini, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (RS).

O uso da planilha permite, ainda, ao produtor ter informações exatas sobre o sistema ILPF, de uma maneira mais rápida e confiável, evitando despesas desnecessárias, segundo frisa o pesquisador Ciro Magalhães, da Embrapa Agrossilvipastoril (MT). “Como a planilha dá o número exato de árvores para o talhão, isso auxilia o produtor no cálculo de insumos necessários para a implantação, como a quantidade de corretivos, fertilizantes e mudas”, explica.

A planilha serve para qualquer tamanho de área, qualquer espécie florestal e também permite que sejam feitos os cálculos modificando a orientação do plantio das árvores no talhão. Isso permite uma boa aproximação no caso do plantio em curvas de nível. Na planilha, o produtor pode fazer diversas simulações para otimizar a ocupação da área em função dos seus objetivos.

“O produtor decide se irá plantar de forma perpendicular ou paralela ao lado maior ou menor da área, e a planilha gera a informação corrigida de número de árvores a serem plantadas juntamente com o espaçamento” – descreve Tonini.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com