
Brasil exportou mais de 100 milhões de toneladas de soja em 2023, país segue dominando o mercado mundial; Segundo os dados, também foi embarcado volume recorde de milho no ano passado
O Brasil exportou 101,3 milhões de toneladas de soja em 2023, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume é 30,2% superior a 2022, quando 77,8 milhões de toneladas do grão foram embarcadas. Dessa forma, o ano foi marcado por números recordes para exportações de soja, farelo e milho do país, foi o que apontaram os dados da Anec, que atualiza suas projeções semanalmente com base na programação dos portos.
A China comprou 75% da oleaginosa brasileira, seguida bem distante por Espanha e Tailândia, cada um com 3% da fatia. Os dados confirmam a manutenção do principal parceiro do agro brasileiro no quesito grãos. O gigante asiático também respondeu pela maior parte das aquisições de milho no último ano, com 31%.
Já no caso do farelo de soja, o principal comprador foi a Indonésia (17%), seguido por Tailândia (14%), França e Holanda (8%). O farelo de soja somou 22,2 milhões de toneladas, alta de 9,1% na comparação com o ano anterior, quando 20,3 milhões de toneladas do coproduto foram enviadas ao exterior.
O Brasil também embarcou volume inédito de milho. Foram 55,6 milhões de toneladas, versus 44,6 milhões exportadas em 2022. Em sentido contrário, as vendas externas de trigo saíram de 3,2 milhões de toneladas para 2,4 milhões.
De petróleo a carnes, o que fez o Brasil ter exportações recordes de commodities em 2023
O Brasil registrou exportações recordes em 2023 para várias commodities, como petróleo, soja, milho, farelo de soja, açúcar, carne bovina e de frango, em meio a produções recordes e firme demanda externa, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta sexta-feira.
As exportações de commodities deram impulso importante para o resultado recorde do superávit comercial brasileiro em 2023, com quase 100 bilhões de dólares. Em 2023, as exportações de soja, principal produto de exportação do Brasil, confirmaram recorde, somando de 101,9 milhões de toneladas, alta de 29,4%, com receitas de 53,2 bilhões de dólares (+14,4).
No ano passado, o Brasil exportou 31,4 milhões de toneladas de açúcar, um novo recorde com alta de 15% ante 2022, apagando máxima histórica registrada em 2020.
As exportações de milho confirmaram um recorde anual de 55,9 milhões de toneladas, com alta de 29,4%, enquanto os embarques de carnes bovina e de aves, notadamente frango, tiveram máximas histórias em volumes também em 2023.
No caso da carne bovina, o setor superou 2 milhões de toneladas pela primeira vez em um ano, ainda que o faturamento tenha ficado 19,6% abaixo do ano passado. Nas aves, os embarques somaram cerca de 4,8 milhões de toneladas, com alta de 8,4%.
No farelo de soja, a exportação atingiu 23,3 milhões de toneladas, avanço anual de 11%.
Abertura de mercado para bovinos e bubalinos vivos do Brasil para o Togo
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 437 aberturas de mercado em 72 destinos desde 2023.
Continue Reading Abertura de mercado para bovinos e bubalinos vivos do Brasil para o Togo
Manutenção de taxa de juros altíssima abre espaço para novo modelo de crédito rural
Banco Central decidiu ontem manter a taxa Selic em 15%; empresa oferece crédito rural para compra de fazendas, além de fomentar crédito para capital de giro das operações na propriedade
Continue Reading Manutenção de taxa de juros altíssima abre espaço para novo modelo de crédito rural
Mapa discute na Fiesp projeto que busca reduzir dependência externa de fertilizantes
Proposta do Congresso Nacional inclui benefícios para estimular produção nacional; bioinsumos também devem ter incentivo se Profert for aprovado.
EUA vendem 377,5 mil t de trigo da safra 2025/26, diz USDA
Os principais compradores foram Filipinas (186 mil t), Nigéria (103,4 mil t), México (96 mil t), Indonésia (62 mil t) e Costa Rica (35,6 mil t).
Continue Reading EUA vendem 377,5 mil t de trigo da safra 2025/26, diz USDA
Diagnóstico de solo é o primeiro passo para proteger lavouras e garantir produtividade
Identificação precoce de fitonematoides ajuda o produtor a evitar prejuízos invisíveis e a direcionar o manejo sustentável
Gigante mundial dos tratores faz demissão em massa no Brasil; entenda
A John Deere, uma gigante mundial dos tratores, reduz quadro de funcionários e surpreende com demissão em massa em meio a reestruturação diante da queda e crise no setor
Continue Reading Gigante mundial dos tratores faz demissão em massa no Brasil; entenda