Soja com selo sustentável está em pleno crescimento

PARTILHAR
Soja com selo sustentável está em pleno crescimento 2
Foto: Divulgação

Foi registrado um total de 4,6 milhões de toneladas de soja certificada RTRS, assegurando o crescimento da produção sustentável e indicando um contexto estimulante para 2021


A produção de soja certificada RTRS segue em pleno crescimento ao redor do mundo. Com muito esforço, apesar da pandemia, a agricultura consegue se sobressair. O balanço do ano passado comprova essa tendência. Em 2020, o setor produziu 4,6 milhões de toneladas em uma área de mais de 1.266.000 hectares, enquanto em 2019, o resultado fechado foi de 4 milhões de grãos certificados colhidos.

A expressiva alta de aproximadamente 20% reforça que a produção sustentável vem ganhando espaço e destaque, tornando-se um pilar estratégico no panorama global de grãos. O mercado da soja certificada tem avançado a cada ano em novos países e esse crescimento é a prova disso.

Em 2020, o Brasil encabeçou a lista dos países com maior produção de soja certificada, com aproximadamente 3,7 milhões de toneladas. Outros países com relevância no setor são: Paraguai, Argentina e Uruguai na América Latina que totalizam 248.000 hectares e 774.000 toneladas, e China e Índia no continente asiático, que somam 41.527 hectares e 102.156 toneladas; destacando-se na Ásia a certificação de grupo que promove a produção sustentável de pequenos e médios produtores de soja proprietários de, em média, entre 2 e 3 hectares na Índia e de 3.000 hectares aproximadamente na China.

Nesse contexto, é preciso destacar que no último trimestre de 2020, onze novos produtores certificaram sua produção no Brasil e na Argentina pela primeira vez, somando 286.588 toneladas de grãos certificados.

Os grandes destaques na Argentina são Cosufi SA que produz mais de 49.590 toneladas em 12.744 hectares, na sequência aparecem a Ledesma com uma produção aproximada de 24 mil toneladas de grãos certificados. Por outro lado, a empresa de origem holandesa com estabelecimentos na província de Entre Rios, Salentein Argentina BV, destaca-se por suas 8.214 toneladas de produção em uma superfície de 3.184 hectares. O total, em 2020 foram 40.436 hectares e 141.276 toneladas certificadas pela primeira vez na Argentina.

O grande destaque entre os novos produtores certificados no Brasil fica por conta do Grupo Hervalense, que produz mais de 90 mil toneladas de soja certificada em uma área de 23.709 hectares no estado de Mato Grosso.

A obtenção do selo RTRS é a garantia do compromisso de diversas empresas com maior sustentabilidade, transparência e rastreabilidade em toda a cadeia de valor da soja.

Em função dos resultados alcançados, e como parte do compromisso por promover cadeias de suprimento cada vez mais sustentáveis, a Associação focaliza seus esforços em continuar consolidando a tendência crescente da produção, comércio e uso de soja economicamente viável, socialmente equitativa e ambientalmente adequada através do diálogo entre os produtores, as organizações da sociedade civil e a indústria.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.