Quanta soja é utilizada na fabricação de um produto?

Quanta soja é utilizada na fabricação de um produto?

PARTILHAR
colheita da soja
Foto: Divulgação

Calculadora de Pegada de Soja pode calcular o volume de soja embutido em determinados alimentos e rações para animais; faça o teste da sua pegada de soja

Durante a última década, a produção de soja registrou um importante aumento que passou de 210 milhões de toneladas, em 2008/09, para 337 milhões em 2018/19. A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais tem aumentado com o ritmo da produção e muitos participantes da cadeia de valor da soja começaram a desenvolver estratégias para garantir que a soja utilizada nas suas cadeias de suprimento é obtida de forma sustentável.

Entretanto, a soja frequentemente não está visível no produto final ou não é utilizada de forma direta no processo de elaboração, mas seus subprodutos (farinha, óleo, lecitina, pellet de casca, etc.) integram os produtos que encontramos nas gôndolas do supermercado. Por essa razão, é difícil conferir se a soja foi utilizada direta ou indiretamente nos alimentos que consumimos, e mais difícil ainda é quantificar o volume total que eles contêm.

Para facilitar esta tarefa e dar transparência aos processos envolvidos no uso de soja, da produção ao consumo, a RTRS desenvolveu o Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora de Pegada de Soja, uma ferramenta que permite aos usuários calcular de maneira prática e rigorosa a quantidade de soja utilizada como insumo para a produção de determinados produtos de soja* (farinha, pellet de casca, óleo, lecitina, etc.), de alimento animal (ração) e de alimentos para consumo humano (por exemplo, carne de boi, frango, leite ou ovos).

Calculadora de soja, clique aqui.

É uma ferramenta pública e gratuita, e funciona como qualquer outra máquina de calcular: (i) selecionando o tipo de produto (de soja*, ração animal ou de consumo humano) e (ii) digitando o volume (toneladas, quilogramas, litros), obtém-se o resultado (iii) a quantidade de soja necessária como ingrediente para a elaboração do produto selecionado.

Para realizar os cálculos, a calculadora utiliza o Sistema de Fatores de Conversão RTRS, um método de conversão que foi desenvolvido a partir de um rigoroso trabalho técnico e de pesquisa. Esse trabalho incluiu o entendimento e análise de cada uma das etapas dos processos de produção da soja e seus resultados, a fim de obter e entregar informação precisa e necessária para realizar um cálculo adequado da soja consumida e contida nos diversos produtos analisados para esta fase da ferramenta.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.