
Como há uma relação inversa entre estoque e preços, vendedores consultados pelo Cepea se afastam ainda mais do mercado. Confira!
Com as firmes demandas externa e doméstica, a relação estoque/consumo final em 48,55% pode ser a menor desde a temporada 2011/12, quando a produção brasileira foi de 93,73 milhões de toneladas, ou seja, 25,6% inferior à de 2019/20 (de 126 milhões de toneladas).
Como há uma relação inversa entre estoque e preços, vendedores consultados pelo Cepea se afastam ainda mais do mercado, reduzindo a liquidez interna. Com o elevado volume já negociado, produtores, por sua vez, estão afastados das vendas, elevando a disparidade entre os valores pedidos por vendedores e ofertados por compradores.
Esse cenário vem limitando a liquidez e sustentando os valores do grão. Entre 10 e 17 de julho, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) subiu 0,12%, indo para R$ 116,00/saca de 60 kg na sexta.
Já o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná recuou 0,6% no mesmo comparativo, a R$ 108,54/saca de 60 kg também na sexta.
- Fertilizantes em alta e Selic no teto pressionam margens dos grãos; proteína animal deve se beneficiar
- Conheça Snowman, o campeão de 80 dólares que encantou os Estados Unidos no salto
- Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
- Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
- Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Fonte: Cepea