Tecnologia garante proteção contra Javalis, confira!

O prejuízo causado por esses animais é incalculável para os produtores rurais, confira o lançamento de uma tecnologia que traz proteção contra Javalis!

O javali chegou no Brasil durante a década de 90, esse animais foram introduzidos onde seriam criados para produção e comercialização de sua carne exótica. Entretanto, por não haver um manejo e controle desses criatórios por parte dos responsáveis e fiscalizadores, os animais acabaram se tornando praga para no país. Hoje, sua criação não é permitida e aqueles que tentam acabam sendo pressos, como foi o caso desse produtor, ” Polícia pega produtor que criava “javalis”, veja!

Por se tratar de animal extremamente selvagem, o javali e seus cruzamentos, conseguem causar um prejuízo enorme em apenas uma noite. Os ataques as lavouras são os mais problemáticos, precisando o produtor rural estar atento a sua produção. Diante disso, e preocupado com essa situação, foi lançado uma tecnologia que traz proteção contra os Javalis, principalmente para pequenos e médios produtores!

“A CAÇA DE CONTROLE É RECOMENDADA EM TODOS OS PAÍSES AFETADOS PELO PROBLEMA E NÃO CAPRICHO DE PESQUISADORES, CAÇADORES E GESTORES AMBIENTAIS TUPINIQUINS.”

Mas, e no Brasil?

Bom, por aqui o peso médio dos animais abatidos variam de 90 a 200 kg. Entretanto, respondendo a pergunta de todos: sim, existe o javali gigante no Brasil, eles chegam a pesar mais de 250kg! Esses animais são, na maior parte, os machos, vivem sozinhos e causam maior destruição, além de atacarem pessoas.

Um desses animais foi abatido no sul do país, e chegou a pesar mais de 200 kg! Veja o vídeo no final da matéria, e diga se realmente não é o maior javali que você já viu.

javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

Prejuízos!

A região sul do Brasil, sofre com os ataques desses animais, tendo suas lavouras e animais atacados. Infelizmente, esses animais chegam a causar, em uma única noite, a destruição de mais de 50% de uma pequena lavoura de milho. Em regiões do sul, onde a população é maior, cerca de 200 mil animais, já gerou uma perda estimada de 40% das lavouras de milho.

Não vamos mais discutir se a caça é certa ou errada, esse problema já atinge pecuaristas e ambientalistas e precisa ser resolvido. O ataque aos humanos já começou a acontecer e tem causado ferimentos graves e até a morte de moradores de regiões onde os animais vivem.

Tecnologia que traz proteção contra Javalis

Potenciais depredadores de propriedades rurais – agrícolas e pecuárias –, destruidores de solos, vegetações e responsáveis pela contaminação de cursos d’água, os javalis estão presentes em 650 municípios de 12 estados brasileiros, segundo o IBAMA.

“Um dos aspectos mais graves da presença desses animais selvagens no meio rural é o desequilíbrio ecológico que eles proporcionam, prejudicando a reprodução das espécies nativas ali presentes”, informa Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Arames, ressaltando a grande capacidade predatória dos javalis, que têm entre seus alvos bovinos, ovinos, repteis e até peixes.

Além dos danos ambientais, produtivos e, consequentemente, econômicos, essa espécie transmite doenças que acometem a fauna nativa e podem afetar inclusive os seres humanos.

Como a falta de predadores naturais dificulta muito o controle da enorme população de javalis, a Belgo Arames desenvolveu três importantes produtos contra suas invasões: as telas Belgo Javaporco, Belgo Campestre e Belgo Cercar.

Veja o abate de um javali gigante:

O Brasil precisa parar de perseguir os poucos caçadores legalizados e treinados a controlar javalis que existem e que nos prestam esse serviço gratuitamente.

Enquanto discutimos se é certo ou não caçar, e quais os inúmeros documentos que os controladores devem ter para fazer o abate, os javalis prosperam. O risco de uma crise econômico-ambiental de larga proporção é iminente.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM