Tempo: Frente fria e chuva de 100 mm estão avançando

Tempo: Frente fria e chuva de 100 mm estão avançando

PARTILHAR
Foto: Pixabay

No Centro-Oeste, os temporais continuam com altos volumes de chuva. Maiores acumulados de chuva são esperados para o Mato Grosso do Sul e Goiás.

Sul 

Ao longo desta quinta-feira, 29, um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo e noroeste do Paraná consegue mantém o tempo instável no território paranaense. Há previsão para pancadas isoladas de chuva por praticamente todo o estado, que apesar de pontuais, vêm acompanhadas por trovoadas e ventos moderados.

Previsão de chuva também para a faixa leste de Santa Catarina e litoral do Rio Grande do Sul, mas de forma mais fraca e pontual. Entre o sudoeste do Paraná e demais áreas catarinense e gaúchas, o tempo firme predomina. Temperaturas em declínio no Rio Grande do Sul.

Sudeste

Uma nova frente fria avança em alto mar e consegue canalizar um novo corredor de umidade desde a região Amazônica até o Sudeste do Brasil. Há previsão para pancadas de chuva nos quatro estados da Região, que ocorrem de maneira mais intensa se comparada aos últimos dias e com volumes mais significativos, um dos primeiros eventos de chuva mais generalizada do Sudeste. Além disso, no oeste do estado de São Paulo, um sistema de baixa pressão atmosférica contribui ainda mais para manter o tempo instável e a chuva persistente na região.

Centro-Oeste

Os temporais continuam no Centro-Oeste, com altos volumes de chuva. Maiores acumulados de chuva são esperados para o Mato Grosso do Sul, centro-sul do Mato Grosso e sudoeste de Goiás. Atenção, pois a chuva vem acompanhada de temporais, com rajadas de vento de moderada a forte intensidade, eventual queda de granizo e descargas elétricas.

Nordeste 

A combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantém a condição para pancadas de chuva em boa parte da região Nordeste nesta quinta-feira, com destaque para o sul do Maranhão e Piauí e o centro-oeste da Bahia, onde a chuva vem de forma mais volumosa e acompanhada por temporais. Entre o interior do Rio Grande do Norte e Pernambuco, assim como na região central do Maranhão e Piauí o tempo firme ainda predomina. Demais áreas com chuva rápida e passageira.

Norte

Áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantém a condição para chuva forte entre o Tocantins, Pará e Rondônia, onde os volumes poderão ser mais elevados. Nas demais áreas a chuva também ocorrem na forma de temporais, mas com menores acumulados. Chuva mais fraca e passageira entre o norte do Pará e Amapá.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com