
Em estados como Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, cerca de 33% da água provém de florestas de Terras indígenas da Amazônia.
Estudo divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Serrapilheira indica que terras indígenas da Amazônia influenciam as chuvas que abastecem 80% da área das atividades agropecuárias no país. Os dados indicam que, em 2021, a renda econômica do setor agrícola nas áreas mais beneficiadas por essa dinâmica chegou a R$ 338 bilhões — 57% do total nacional.
“A conclusão é que o impacto da preservação das TIs [terras indígenas] vai além do meio ambiente, destacando-se como peça-chave para a segurança hídrica, alimentar e econômica do Brasil”, destacou o instituto.
Estados que se beneficiam com a chuva vinda das terras indígenas
O estudo revela que pelo menos 18 estados e o Distrito Federal encontram-se parcial ou totalmente dentro da área de influência de terras indígenas amazônicas.
“Em estados como o Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, há regiões onde a chuva proveniente da reciclagem de água feita pelas florestas das TIs amazônicas chega a um terço do total anual de cada local.”
De acordo com o instituto, até 30% da chuva média que cai sobre as terras agropecuárias do país está diretamente relacionada à eficiente reciclagem de água nesses territórios.
Apesar das conclusões, Rondônia e Mato Grosso, que figuram entre os nove estados mais influenciados por essa chuva, estão entre os que mais desmataram florestas desde 1985.
Segurança alimentar
Os dados mostram que as chuvas provenientes dessas terras indígenas também contribuem diretamente para a segurança alimentar nacional, uma vez que a participação da agricultura familiar no valor da produção total supera 50% em vários estados influenciados.
“Na prática, a Amazônia ‘irriga’ grande parte do país por meio dos chamados ‘rios voadores’: a umidade reciclada nas florestas das terras indígenas amazônicas é transportada pela atmosfera e se torna chuva em outras regiões do Brasil, como o Centro-Oeste e o Sul”, destacou o Instituto Serrapilheira.
Segundo o estudo, esse mecanismo natural de geração de chuva depende da manutenção de áreas de florestas nativas conservadas, responsáveis pelo bombeamento de umidade para a atmosfera.
Entenda como o processo ocorre
As terras indígenas ocupam atualmente cerca de 23% da chamada Amazônia Legal, incluem mais de 450 territórios e abrigam cerca de 403,6 mil pessoas.
“Elas atuam como barreira ao desmatamento ao longo da história: dos 4,4 milhões de hectares desmatados no bioma Amazônia entre 2019 e 2023, apenas 3% (130,2 mil hectares) ocorreram dentro de TIs.”
De acordo com o instituto, isso acontece porque grande parte das atividades desenvolvidas em terras indígenas é realizada de maneira integrada ao ecossistema, envolvendo formas de uso e manejo que não necessariamente implicam remoção da vegetação nativa. “Existe, assim, relação intrínseca entre a proteção territorial de povos indígenas e a conservação de ecossistemas”, concluiu.
Com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Renda do 0,1% mais rico cresce cinco vezes mais que a média geral
Em seis anos, a renda real no topo da pirâmide, composto por 160 mil pessoas, cresceu 6,9%, superando o ritmo de 1,4% da média dos brasileiros.
Continue Reading Renda do 0,1% mais rico cresce cinco vezes mais que a média geral
Para Pedro Malan, tarifas não podem ficar à mercê de discussão política
Apesar de ver espaço para negociações entre os dois países, ele avalia que isso só será possível se elas forem pautadas pelo pragmatismo.
Continue Reading Para Pedro Malan, tarifas não podem ficar à mercê de discussão política
Adoção de tecnologia impulsiona o Brasil como destaque mundial na produção de frutas
Entre os produtos mais vendidos no exterior está a manga, que a cada ano amplia seu protagonismo pela qualidade, tamanho, brix equilibrado e sabor único.
Colheita do milho safrinha atinge 86% da área no PR, aponta Deral
A operação está na fase final em grande parte do Estado, restando apenas áreas pontuais a serem retiradas do campo.
Continue Reading Colheita do milho safrinha atinge 86% da área no PR, aponta Deral
Biochar como estratégia de preservação é tema da Conferência da Mata Atlântica
Evento, que será realizado em Curitiba (PR), reunirá secretários do governo paranaense, pesquisadores, cientistas e representantes da Organização das Nações Unidas
Continue Reading Biochar como estratégia de preservação é tema da Conferência da Mata Atlântica
Moagem de cana no Centro-Sul deve cair para 590,4 milhões de t, diz SCA Brasil
Durante a 15ª edição da série Conexão SCA Brasil, ele previu moagem de 590,4 milhões de toneladas, contra 621,8 milhões de toneladas da temporada 2024/25.
Continue Reading Moagem de cana no Centro-Sul deve cair para 590,4 milhões de t, diz SCA Brasil