Todas as informações sobre forrageiras para o gado

PARTILHAR
vacada nelore trocando de pasto - pasto muito bom
Foto: Agropecuária Solo Mio

Técnicos e produtores têm acesso rápido a informações sobre as principais espécies e cultivares de forrageiras da Embrapa recomendadas para cultivo no país.

A Embrapa Pecuária Sudeste disponibiliza para técnicos e produtores uma Vitrine Virtual de Forrageiras. O novo recurso facilita o acesso rápido a informações sobre pastagens para alimentação animal. A Vitrine utiliza áudio e imagem para informar sobre as características das principais espécies e cultivares recomendadas para cultivo.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina. As forrageiras desenvolvidas e adaptadas para a produção animal em pastagens contribuem para o país manter essa posição no cenário internacional. Atualmente, os principais capins da Embrapa e que são cultivados no país são Marandu e Mombaça.

No entanto, há muitos outros, que poderiam ser melhor explorados com indicação de uso de acordo com tipo de clima, solo, resistência a pragas, tolerância à geada, déficit hídrico, etc.

Na vitrine, o produtor terá acesso a diversas informações sobre 19 forrageiras da Embrapa. De acordo com a agrônoma Lívia Mendes de Castro, da Embrapa Pecuária Sudeste, lançamentos da Empresa serão incorporados ao espaço virtual tão logo sejam lançados.

A ideia, segundo ela, surgiu durante a pandemia, quando as visitas foram restringidas devido ao protocolo sanitário. Conforme Lívia, foi uma maneira encontrada para dar acesso ao público externo às informações da Embrapa. A vitrine física de forrageiras sempre foi um dos espaços visitados por técnicos, produtores e estudantes.

Na página, o usuário também encontra um catálogo digital de forrageiras, para leitura, além de link de acesso para o aplicativo Pasto Certo.

Ouça sobre as principais espécies de forrageiras recomendadas para cultivo no Brasil e conheça as características de cada espécie e cultivar. Acesse a vitrine aqui, ou ouça abaixo os detalhes sobre cada forrageira:

Foto Divulgação.

Xaraés

Capim Pojuca

Amendoim Forrageiro

Marandu

BRS Piatã

BRS Paiaguás

Capim Gordura

BRS Kurumi

Tifton 85

BRS Quênia

Capim Andropogon

BRS Zuri

BRS Ipyporã

BRS Tupi

BRS Tamani

BRS Mandarim

Jiggs

Palma Doce

Palma Orelha de Onça

Levantamento de utilização da pastagem

Segundo levantamento do MapBiomas, a pastagem é o principal uso do solo brasileiro, com 154 milhões de hectares ocupados. Esse número equivale a quase todo o Estado do Amazonas ou a 6,2 Estados de São Paulo. Entre os anos 2000 e 2020, dados de satélite mostram que as áreas de degradação reduziram de 70% para 53% nos últimos 20 anos.

Com informações da Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com