TOP 5 maiores agricultores do país, confira!

PARTILHAR
super colheita de algodão safra 2017 em Sapezal-MT
Super colheita de algodão safra 2017 em Sapezal-MT / Foto: Bom Futuro

Listamos abaixo os cinco maiores grupos em acumulo de terras em uso, eles são responsáveis por uma área de 1,593 milhão de hectares cultivados no país!

A agricultura tem um papel fundamental não só no agronegócio brasileiro, mas principalmente na economia nacional. O Brasil é, na atualidade, o maior produtor de soja do mundo e um dos principais exportadores da oleaginosa. Além disso, ele se destaca na produção de milho, algodão e demais culturas. Cinco grupos são responsáveis por mais de 1,5 milhão de hectares cultivados por ano. Vamos conhecer!

Os grupos abaixo foram elencados utilizando o volume de terras que são destinadas a agricultura, sendo que grande parte deles foca a sua produção em Soja, Milho e Algodão. Liderando o ranking temos o Rei da Soja, o Grupo Bom Futuro, liderado pelo Eraí Maggi. Seguido por 4 outros grandes grupos do setor.

O segundo colocado do ranking é a SLC Agrícola, uma empresa com grande destaque no mundo dos grãos, sozinha ela possuí mais de 448 mil hectares plantadas. Além disso, ela anunciou recentemente que irá incorporar a Terra Santa, empresa que assume a quinta posição com mais de 133 mil hectares.

O dia que estiver concluído o processo de controle das operações da Terra Santa Agro, a SLC Agrícola saltará para a ponta do top cinco dos maiores grupos do agronegócio em acumulação de terras em uso, cuja soma dá algo acima de 1,593 milhão de hectares.

Ao anunciar entendimento para a gestão, por meio de incorporações de ações, a SLC junta aos 448,5 mil hectares atuais os 133,3 mil da Terra Santa, segundo dados das respectivas páginas da internet de ambos os grupos.

O grupo Bom Futuro, dono de 530 mil hectares, cairá para o segundo lugar. O Amaggi, da família do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, mantém a terceira colocação, com 258 mil/ha, e o grupo Scheffer na quarta, possuidor de 224 mil.

O Terra Santa, de São Paulo, portanto, até a conclusão da fusão, permanece em quinto lugar.

TOP 5 – Grupos em área plantada no Brasil:

Além de as companhias terem capital aberto com ações na B3 (B3SA3), o que as une, une também às demais.

Todas são potentados em grãos, soja e milho especialmente, e algodão, e contam com maior presença produtiva no Mato Grosso – bem como as matrizes do Amaggi, do Bom Futuro e do Scheffer. Estes dois últimos cuidam inclusive de pecuária, enquanto o Amaggi também opera uma trading global e em energia, neste último item junto ao Bom Futuro.

O SLC, com matriz em Porto Alegre, possivelmente seja o mais diversificado em presença regional, com propriedades também em produção forte em vários outros estados, entre os quais os integrantes do Matopiba, sobretudo no Oeste baiano.

E com pouco mais de desafio em outras lavouras, como sorgo e trigo.

O atual Rei da Soja, possui cerca de 130 mil cabeças de gado das raças Nelore e cruzamento industrial em sistema de semiconfinamento e confinamento. Além disso, possui o maior projeto de integração lavoura-pecuária (ILP) do mundo.

Quem é o Rei da Soja e qual seu papel na produção de alimentos para o mundo?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.