TOP 5 municípios com maior rebanho no país tem novo integrante

Com 224,6 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino do país bateu recorde da série histórica, iniciada em 1974. O município de São Felix do Xingu (PA) tinha o maior rebanho bovino do país (2,5 milhões de cabeças).

O rebanho bovino cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2021 e alcançou o número recorde da série histórica, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada hoje (22) pelo IBGE. O crescimento de 3,1% na comparação com 2020 fez o número de cabeças chegar a 224,6 milhões, ultrapassando o recorde anterior, de 2016 (218,2 milhões).

De acordo com Mariana Oliveira, analista da pesquisa, o ano de 2021 foi marcado pela retenção de fêmeas para produção de bezerros, assim como já havia sido em 2020, em contraponto à queda no abate de bovinos, devido à falta de animais prontos para o abate.

No último senso o quinto colocado da lista era Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, dessa vez o postulante ao quinto lugar é do mesmo estado, mas é Cáceres com 1.161.605 cabeças de gado.

JBJ Agropecuária - comitiva estrada boiadeira - gado nelore - vaqueiros com mulas - fotao
Foto: JBJ Agropecuária

São Félix do Xingú tem o maior rebanho

O maior rebanho continua em São Félix do Xingú (PA): 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano. Corumbá (MS) veio a seguir, com 1,8 milhão. Com alta de 11,8% em seu rebanho (1,3 milhão de bovinos), Marabá (PA) permaneceu na terceira colocação.

Quando avaliamos o TOP 5 municípios com maior rebanho, observamos que existe uma tendência de crescimento no PA, com destaque para Marabá que saltou três posições. Sendo assim, somando os rebanhos, as duas cidades do estado são responsáveis por mais de 3,5 milhões de bovinos.

Mato Grosso, como em 2020, foi líder no ranking estadual, com 32,4 milhões de cabeças, ou 14,4% do efetivo nacional. A seguir vinha Goiás (10,8%). No ranking municipal, a liderança segue com São Félix do Xingu (PA), como em 2020, alcançando 2,5 milhões de cabeças.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM