Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Touro mais pesado da Expointer supera antecessor, do mesmo criador

Hudson da Boa Esperança tem quatro anos de vida e já tinha participado da Expointer em anos anteriores; Raça Limousin tem o animal mais pesado da Expointer pelo sétimo ano consecutivo

O proprietário de um dos touros mais pesados do Brasil é Edgar Lima, o “Cacaio”. Ele é proprietário da Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, e celebrou mais uma conquista da raça Limousin na feira. “É o sétimo ano consecutivo que a Fazenda Boa Esperança é laureada com o touro mais pesado, que é um destaque nacional”, disse. Na Expointer ele faz negócios – e bons negócios. Mas não abre mão de ficar todo o tempo possível, nos nove dias de feira, a exibir suas lendas genéticas ao público em geral, fazer fotos, orientar e receber os visitantes para se familiarizarem com os exemplares Limousin.

O touro Hudson da Boa Esperança marcou 1.410 quilos na balança e se consagrou o animal mais pesado da Expointer 2023. O registro na balança foi marcado por volta das 10h deste domingo.

touro-Hudson-da-Boa-Esperança-raça-limousin-expointer-2023-3
Foto: Paulo Marsiaj

A marca surpreendeu até o próprio criador. “A raça é de grande porte, campeã mundial de rendimento de carcaça, mas seus filhos nascem pequenos. Esse touro, com a musculatura atual, não serve para cobertura, mas depois vai emagrecer e vamos coletar sêmen para venda a outros pecuaristas”, explicou.

touro Hudson da Boa Esperança
Hudson da Boa Esperança / Foto: Fazenda Boa Esperança

Hudson da Boa Esperança tem quatro anos de vida e já tinha participado da Expointer em anos anteriores, tendo pesado em torno de 1.200 quilos em 2022. “Este ano foi uma grata surpresa, porque ele não entra nas minhas balanças. Então, a gente esperava em torno de 1.350 quilos. Teve até muito jogo por isso, muitos chopes apostados, e quem acertou foi um amigo do Paraná, dizendo que ele pesava entre 1.407 e 1.417 quilos”, disse.

Presidente da Associação Brasileira de Limousin, Cacaio Lima afirmou que não há mistério para as proezas com animais pesados na Expointer. “Todos os animais são domados quando terneiros e soltos em piquetes. São alimentados duas vezes ao dia. Três meses antes da exposição, começamos a alimentar três vezes ao dia, com casca de soja, silagem de milho e ração. Depois, um mês antes, recolhemos para uma cocheira e aí acrescentamos alfafa triturada. Essa é a alimentação. Não tem segredo, a raça é de peso,” ensinou.

Recordista de peso foi o touro Limousin de quatro anos Guardião da Boa Esperança, box 1032, tatuagem EL 50247 G, com 1.245 quilos | Foto: Mauro Schaefer

Ano passado o criador também venceu a competição de animal mais pesado. O touro, também da raça Limousin, de nome Guardião da Boa Esperança venceu o trofeu pesando 1.330 quilos. “Ele se superou, porque no ano passado (2021), ganhou o mesmo título com 1.245 quilos”, contou o proprietário do animal à época, Edgar Lima (Cacaio). Nascido em 25 de abril de 2017, o exemplar ainda conquistou o título de Grande Campeão da Raça na Expointer de 2021.

Cacaio é um dos grandes criadores da raça Limousin no Brasil, abaixo um outro exemplar do criador. Edgar Ferreira Lima apresentando o fabuloso “Dado da Boa Esperança“, o grande campeão da raça Limousin na Expointer 2018. Nascido em setembro de 2014, Dado é filho do touro “Wulfs yonkers” reprodutor americano famoso por imprimir alta performance, tamanho moderado e musculosidade, na matriz “Xixa da Boa Esperança”.

Edgar Ferreira Lima - apresenta touro Dado da Boa Esperança
Foto: Robispierre Giuliani

Touro mais pesado do mundo?

O touro mais pesado do mundo é francês. O animal estrapola todos esses padrões de peso, estamos falando do Fetard, um macho da raça francesa Maine-Anjou Rouges-des-pres que pesou em 2016 exatos 1,950 kg (4299 lbs), isso mesmo, quase 2 toneladas de pura carne, músculos e ossos, pois suportar o peso dessa carcaça não deve ser nada fácil.

A Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, abrirá seus portões para o grande público a partir das 8h deste sábado (26) e ocorrerá até o dia 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Durante nove dias, o evento mostrará como as novas tecnologias estão tornando o campo cada vez mais produtivo, reforçando o slogan da campanha publicitária desta edição: “A inovação faz o agro mais forte”

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM