Touro mais pesado do mundo tem quase 2 toneladas

Touro mais pesado do mundo tem quase 2 toneladas

PARTILHAR
Fetard / Foto: Divulgação

O touro mais pesado do mundo vem da França; o animal é carinhosamente chamado de Fetard, o gigante é da raça francesa Maine-Anjou Rouges-des-pres

Os bovinos em sua maioria chegam um sua fase adulta pesando entre 500 e 800 kgs, usando o exemplo de um macho zebuíno criado no Brasil que vai para o abate na indústria frigorífica, ele saí da fazenda com suas 21@ (630kg). Se formos pensar em animais com alto valor genético, um reprodutor ou uma vaca doadora isso sobe consideravelmente, onde é fácil constatar que um touro de central de inseminação atinge 1.000 kg facilmente.

Bom mas estamos aqui para falar do algo fora da curva, um bovino que estrapola todos esses padrões de peso, estamos falando do Fetard, um macho da raça francesa Maine-Anjou Rouges-des-pres que pesou em 2016 exatos 1,950 kg (4299 lbs), isso mesmo, quase 2 toneladas de pura carne, músculos e ossos, pois suportar o peso dessa carcaça não deve ser nada fácil.

fetard touro mais pesado do mundo
Foto: Divulgação

A Compre Rural gosta de buscar essas curiosidades, inclusive nós já relatamos aqui no site por duas vezes o maior boi do mundo, recentemente um boi da raça holandesa foi amplamente divulgado com o maior boi do mundo. O boi castrado de 7 anos tem, aproximadamente, 194 centímetros de altura – quase tão alto quanto Michael Jordan, da lenda da NBA – e pesa 1,4 toneladas.

Fetard participou por vários anos da Feira Agrícola Internacional em Paris (Paris International Agriculture Show), e para comprovar a veracidade das informações, em 2015 ele já estava chegando ao seu maior peso, 1890 kg. Só em 2016 que ele atingiu seu espetacular peso de 1.950kg, seu dono, Earl Jaffre, deve se orgulhar até hoje do feito.

Se você ficou interessado, é possível encontrar animais da raça Maine Anjou no Brasil, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares começou a fazer o registro de animais da raça em 1972. Hoje é possível encontrar alguns criadores.

A raça Maine-Anjou resulta do cruzamento, em fins do século XIX e começo do XX, entre a raça “Mancele” e touros Shorthorn de aptidão para corte, seguindo de uma seleção sobre seu tamanho e facilidade de engorde, feita ao leste da Bretanha, França. Assim se originou o chamado gado “Durham Manceaux”.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.