Touro Quark COL: Divisor de águas da pecuária moderna

Touro Quark COL: Divisor de águas da pecuária moderna

PARTILHAR
touro nelore quark col da colonial
Foto: Divulgação

Líder em todos os sumários nacionais e com centenas de milhares de filhos, Quark COL era bem caracterizado, bastante equilibrado e de porte mediano

Originário do plantel da Colonial Agropecuaria, era um reprodutor de capacidade genética provada, Quark foi líder e TOP em todos os sumários nacionais, além disso, com alto grau de confiabilidade concedido pelos mais de 200.000 filhos espalhados pelos rebanhos de Nelore do Brasil, onde contribuiu efetivamente para o melhoramento genético da raça Nelore. Quark une todas as características importantes para o Melhoramento Genético, como habilidade materna, crescimento, rendimento de carcaça, fertilidade e precocidade sexual.

Filho do touro Zefec Abdala e mãe Bnuva da Col, ainda tem na sua genealogia Gim da Garça. Nascido em 18/10/1995, atingiu o peso de 1.110 kg em sua melhor fase produtiva na central de inseminação, foi um dos raçadores mais usados nas últimas décadas. Recentemente lançamos uma lista dos 15 melhores touros Nelore dos últimos tempos, onde figuramos Quark COL na lista.

Quark ingressou na bateria de reprodutores da Alta em 1997, tendo gerado um faturamento aproximado de R$ 4 milhões de reais em comercialização de sêmen. Entre os filhos mais famosos estão Dakota SS, Exótico Santa Marina, Fenômeno COL, Fio de Naviraí, Garoto de Naviraí, Hellium FIV COL, Hiran de Naviraí, Jalisco de Naviraí e Nevi da EAO, além dos netos Hércules COL, CEN Ojango e REM Takeo.

Foto: Divulgação

Uma prova irrefutável da sua importância para a Pecuária moderna, é seu massivo uso na base genética do gado da Genética Aditiva (GA). Sua habilidade em produzir fêmeas é destaque, pois muitos reprodutores da GA são oriundos de vacas que tem em sua genealogia o touro Nelore Quark COL, inclusive o REM Dheef. A Genética Aditiva, sozinha, comercializou em 2018 mais de 550 mil doses de sêmen.

Sempre foi líder em várias características, com excelente régua de DEP. Une todas as características importantes: habilidade materna, crescimento, rendimento e carcaça, fertilidade e precocidade sexual. Bem caracterizado, bastante equilibrado e de porte mediano. Suas costelas são bem arqueadas e a linha de dorso é larga. Sua carcaça é bem revestida, com o posterior de musculatura evidente e convexa.

Para Marcos Labury, Gerente de produtos de corte da Alta, o reprodutor é um ícone do melhoramento genético brasileiro: “Quark une todas as características importantes para o Melhoramento Genético, como habilidade materna, crescimento, rendimento de carcaça, fertilidade e precocidade sexual” avalia.

O reprodutor esteve desde 1997 em coleta na Alta Genetics, em Uberaba, MG onde viveu seus maiores dias de glória até seu falecimento em 2010.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com