Três vantagens da utilização de reprodutores Nelore P.O.

Três vantagens da utilização de reprodutores Nelore P.O.

PARTILHAR
Nelore Machadinho / Foto: Wellington Valeriano

O sucesso um fracasso de sua pecuária de corte depende de vários fatores, um deles indiscutivelmente é a qualidade do reprodutor Nelore, fique atento.

*Por Leandro Souza

Muito se fala sobre a importância do famoso caranguejo marcado na cara e na perna de animais da raça Nelore. Essa marca feita a ferro quente, garante que o animal está inserido em um determinado grupo de raça zebuína, respeitando respectivamente as características de cada raça.

A marca feita pela ABCZ também garante a pureza racial dos animais, quando estão enquadrados na categoria P.O. (Puro de Origem), e é sobre a vantagem de utilizar reprodutores da raça Nelore P.O. que vamos falar.

A utilização de reprodutores Nelore P.O. permite você planejar, com alto grau de confiança, os resultados a serem colhidos do início da estação de monta até o destino final do seu projeto, seja ele comercialização de bezerros de corte cara limpa, reposição de matrizes, produção de touros P.O para comercialização e o estágio final que é produzir CARNE DE QUALIDADE, afinal de contas, estamos falando do mercado da carne! Esse sucesso com a utilização se deve às seguintes vantagens na utilização de reprodutores Nelore P.O.:

1º – GARANTIA DE ORIGEM

Reprodutores registrados tem um histórico familiar conhecido ligado a ele. Você pode consultar sua genealogia e verificar quais animais compõem seu pedigree, o que nos diz muito sobre sua capacidade de produção. E esse registro é feito diretamente pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), que garante a origem do animal.

O famoso “caranguejo” da ABCZ | Foto: Boy Fotógrafo

2º – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

A utilização de reprodutores Nelore P.O. permite que o pecuarista aumente sua produtividade na propriedade, diminuindo o ciclo de produção e o intervalo entre gerações dentro do rebanho. Esse aumento pode ser mensurado através de várias características ligadas ao desempenho dos animais:

  • Peso de desmama, sobreano, abate;
  • Taxa de conversão alimentar;
  • Idade ao primeiro parto;
  • Fertilidade;
  • Habilidade maternal;
  • Qualidade da carne.

Essas características apresentadas são apenas algumas das quais podemos melhorar dentro do rebanho, utilizando reprodutores Nelore P.O.

3º – FOCO NO PLANEJAMENTO

Se você conhece a origem dos animais, você sabe que alguns reprodutores são exímios produtores de matrizes, enquanto outros produzem excelentes reprodutores, e há os que produzem bem tanto machos quanto fêmeas. Conhecendo esses fatos, conseguimos planejar nossa estação de monta de acordo com nosso foco de produção para aquele momento e utilizar cada reprodutor em um acasalamento específico dentro do rebanho.

Uma ferramenta auxiliar que podemos utilizar dentro do planejamento, é a avaliação genética, desenvolvida por alguns programas como PMGZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas), ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) e Geneplus/Embrapa. Sua utilização só é possível, pois vários dados de genealogia e progênie desses touros são analisados para chegar aos índices apresentados, ou seja, a origem desses animais deve ser conhecida.

A utilização de animais puros e registrados é de extrema importância para o desenvolvimento da pecuária nacional. Contribua de maneira positiva para seu projeto e para o agronegócio do Brasil.

USE REPRODUTORES NELORE P.O.!

Leandro Souza – Acervo Nelore

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com