Maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados, quer que Brasil reduza dependência de fertilizantes importados.
SÃO PAULO (Reuters) – A Unigel inaugurou nesta quarta-feira sua segunda unidade de fertilizantes nitrogenados, a Unigel Agro Bahia, após a fábrica em Sergipe ter iniciado operações no primeiro semestre, informou a empresa em nota.
A planta na Bahia possui capacidade de produção de até 475 mil toneladas por ano de ureia, 475 mil toneladas por ano de amônia e 220 mil toneladas por ano de ARLA, substância utilizada em motores a diesel para reduzir a emissão de poluentes.
Com o arrendamento das unidades junto à Petrobras (SA:PETR4), a Unigel se tornou a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados. O contrato com a estatal é pelo período de dez anos, prorrogáveis por mais dez. As unidades contribuem para que o Brasil reduza a dependência por importações.
- Reposição sumiu, preço subiu e a cria voltou ao centro do jogo
- 2025 foi marcado por safra de soja recorde no Brasil e peso das importações chinesas
- Passivo de R$ 260 milhões: Inadimplência no agronegócio leva Grupo Forte Agro à recuperação judicial
- Vai planejar a genética de 2026? Saiba por que a eficiência alimentar não pode faltar
- Quatro safras, um talhão e 12 meses: o case que mostra a força da agricultura irrigada
No mesmo evento, ocorreu a inauguração da nova planta de acetonitrila de alta pureza, especialidade química voltada para o mercado farmacêutico.
A unidade, que também já entrou em operação, tem a capacidade de produção de 5 mil toneladas por ano, segundo a Unigel, uma das maiores empresas químicas do país.
Fonte: Reuters